Procura por um método de beleza natural para a pele delicada e com sensibilidade? Então conheça a argila branca, um ingrediente surpreendente e único que apresenta diversos benefícios para o corpo, rosto e cabelo.
A sua composição é rica em sílica, alumínio, entre outros componentes que estimulam a renovação celular, cicatrização, hidratação, clareamento e suavidade na pele.
E por ser um ingrediente natural, não apresenta ação severa, permitindo um tratamento gradual e muito eficaz.
Quer saber mais? Então continue lendo esse post e saiba tudo sobre a argila branca.
Índice
Argila Branca: Para que Serve?
A argila branca possui diversas funções para a pele do rosto, corpo e também para o cabelo e couro cabeludo.
Isso porque esse ingrediente provém da decomposição de rochas sedimentares, criando um pó cheio de propriedades nutritivas e com minerais que estimulam diversos benefícios à pele e cabelo.
Entre os principais minerais estão o ferro, potássio, sódio, cálcio, alumínio, sílica, entre outras propriedades que contribuem para a elasticidade, beleza e aspecto saudável da pele.
Essa argila também promove a limpeza profunda que retira dos poros o acúmulo de produtos e impurezas, de maneira delicada e sem agredir severamente a cútis.
Ela também faz um tratamento de hidratação e regeneração, permitindo menos aspereza e porosidade.
Ao fazer a utilização prolongada da argila branca também é possível observar resultados positivos na aparência das linhas de expressão e uniformização da pele, deixando um aspecto radiante e harmônico.
Enfim, é possível observar vários benefícios após o uso desse tipo de argila. Saiba mais!
Confira Outros Assuntos:
10 Benefícios da Argila Branca
A argila branca promove inúmeros benefícios para a promoção natural da beleza e os principais dentre eles são:
- Clareamento da pele;
- Hidratação;
- Esfoliação leve;
- Efeito cicatrizante;
- Ação iluminadora;
- Absorção da oleosidade;
- Evita descamação;
- Diminuição da porosidade;
- Possui ação calmante e anti-inflamatoria; e
- Ajuda a secar e reduzir acnes.
E para que todos esses benefícios sejam percebidos e desfrutados a curto, médio e longo prazo é importante repetir o tratamento a cada pelo menos 15 dias.
Isso deixará a pele e cabelo mais equilibrados, limpos, suaves, hidratados e com aspectos saudáveis.
Como Usar a Argila Branca?
Para usar a argila branca é preciso misturá-la com água filtrada, soro fisiológico ou outro elemento de consistência líquida e que contenha certa pureza, permitindo a transformação do pó em consistência pastosa e cremosa.
E para que a aplicação seja eficaz é importante que a pele esteja previamente limpa com sabonete ou produto adequado à sua necessidade.
Conheça algumas formas de usar a argila branca!
Argila Branca no Rosto
Como dito anteriormente, a argila branca no rosto promove vários benefícios já relacionados, com ênfase na renovação celular, clareamento de manchas e hidratação profunda.
Para usá-la, basta adicionar duas ou três colheres de sopa de argila e a mesma medida de soro fisiológico ou água filtrada.
Depois misture bem com um utensílio não metálico, de preferência utilizando acessórios de plástico.
É necessário que a consistência fique firme o suficiente para não escorrer no rosto durante e após a aplicação.
Deixe agir no rosto por pelo menos 20 minutos e depois retire com água abundante, a fim de eliminar qualquer resíduo da argila. Nessa etapa, caso necessário pode ser utilizada água morna.
Um lembrete importante é que sempre antes de fazer a máscara com a argila, o rosto deverá ser previamente lavado com sabonete próprio para o tipo de pele e também, caso queira uma limpeza de pele profunda, recomenda-se fazer esfoliação permitindo melhor ação e absorção.
Contudo, essa etapa não é de extrema necessidade na pele do rosto, uma vez que a própria argila branca já faz uma esfoliação leve durante o tratamento.
Logo após a primeira aplicação da argila será possível identicar vários benefícios e o principal é o efeito luminoso e hidratado.
Nas próximas sessões, ao seguir o período de 15 dias entre as aplicações será possível perceber o tom da pele mais uniforme, menos porosidade e redução nas linhas de expressão.
E quem tem a pele oleosa, pode alternar os tratamentos com a argila verde, mantendo a pele sem excesso de oleosidade e equilibrada.
E para finalizar e deixar a pele com viço e aparência saudável, depois de aplicar a máscara com a argila, passe um hidratante próprio para o seu tipo de pele, evitando efeito rebote.
Argila Branca na Axila
A argila na cor branca como dito anteriormente é muito eficaz para clarear a pele e por isso pode ser usada nas axilas deixando-as mais claras, suaves e hidratadas após os processos de depilação.
Para usar a máscara aguarde pelo menos 2 dias após a depilação.
E para fazer a aplicação, utilize um recipiente de plástico e dissolva duas colheres de sopa de argila branca na mesma medida de água filtrada.
Mexa até formar uma pasta e lembre-se de evitar utensílios metálicos para realizar a mistura.
Lave a axila com água morna, seque bem e depois aplique a máscara de argila, deixando agir de 20 a 30 minutos.
Realize o procedimento pelo menos, duas vezes na semana e após 1 mês o clareamento e efeitos de pele suave e hidratada serão facilmente percebidos.
Caso a pele dessa região seja muito danificada, para intensificar os efeitos é possível utilizar óleo de coco em vez da água filtrada, na mesma medida.
Isso permitirá um tratamento mais intenso e ideal para a hidratação, contúdo ainda assim, recomenda-se intercalar com a máscara de argila e água.
Para finalizar, aplique água termal ou soro fisiológico na pele da axila, mantendo-a mais hidaratada, suave e protegida.
Depois de aplicar a argila na axila, evite aplicar desodorante por pelo menos 2 horas.
Essa receita de clareamento natural também pode ser feita em outras áreas escurecidas da pele, como virilha, buço, entre outras que passam por processos de depilação.
Argila Branca no Corpo
Como citado anteriormente, devido as suas propriedades clareadoras e calmantes a argila branca também apresenta diversos benefícios a áreas do corpo que passam por depilação como o buço, virilha, pernas, entre outros, contribuindo para a melhora na aparência e saúde da pele.
E devido a alta sensibilidade nessas áreas, a argila branca é uma ótima forma de clarear sem danificar ou causar irritação, além de ser natural e fácil de fazer.
Para deixar a pele mais hidratada e suave, utilize três colheres de sopa de soro fisiológico com a mesma quantia de argila e mexa até formar uma pasta grossa.
Depois de alcançar a textura desejada, aplique na pele escurecida previamente limpa, com o auxilio de um pincel e deixe agir por 30 minutos.
Repita todo esse processo pelo menos, 1 ou 2 vezes por semana, permitindo um efeito duradouro e com resultados rápidos.
Após o período estipulado, retire com água morma e aplique Bepantol líquido com um pedaço de algodão e movimentos circulares, estimulando a recuperação e equilíbrio da pele, bem como, o efeito saudável com mais eficácia.
Argila Branca no Couro Cabeludo
A argila branca no couro cabeludo auxilia na limpeza profunda, de forma delicada sem danificar ou irritar mesmo as peles que possuem alta sensibilidade.
Ela também ajuda a combater a queda e melhorar o aspecto oleoso, além de reduzir as caspas.
Para aplicá-la é necessário dissolver três colheres de sopa de argila branca em seis colheres de sopa de àgua filtrada.
Com um pincel, aplique na região da raiz e couro cabeludo de forma delicada, sem esfregar evitando irritação ao couro cabeludo.
Aguarde por 20 minutos enquanto a argila age no couro cabeludo e depois retire com água abundante.
Para manter o couro cabeludo saudável, repita a aplicação entre 7 a 15 dias.
Argila Branca no Cabelo
Quando aplicada no cabelo, a argila branca promove a limpeza profunda dos fios, retirando acúmulo de produtos e oleosidade sem ressecar ou danificar os fios, mesmo os mais debilitados.
Também auxilia na promoção da elasticidade e maleabilidade, estimulando a produção de queratina que atua na estrutura do fio, deixando o cabelo mais forte, com efeito solto, leve e hidratado.
Para usá-la nos cabelo, dilua três colheres de sopa de argila branca em quatro colheres de água filtrada, misture com uma collher de plástico até obter uma consistência cremosa com textura leve.
Depois adicione uma tampinha de Benpantol líquido e misture novamente. É importante que a máscara fique levemente cremosa, sem engrossar ou afinar muito, permitindo uma aplicação uniforme e com mais facilidade.
Aplique com um pincel largo no cabelo previamente lavado e desembaraçado.
Nessa etapa é importante não enluvar ou esfregar a argila no cabelo, aplicando somente com um pincel já é suficiente para absorção e efeitos positivo aos fios.
Deixe agir por 20 minutos e depois retire com água fria em abundância até eliminar qualquer resíduo da argila.
Repita o processo a cada 30 dias e intercale com outros procedimentos de hidratação e nutrição.
E caso tenha o cabelo e couro cabeludo com excesso de oleosidade, intercale o tratamento com a utilização da argila verde e caso necessite, também utilize shampoos anticaspas adequados.
Receitas Caseiras com Argila Branca
E além de todas essas dicas e formas de usar, ainda há algumas receitas caseiras com argila branca que prometem ótimos resultados.
Elas são fáceis de fazer, baratas e em sua maioria são feitas com ingredientes naturais que irão restabelecer a beleza e saúde da pele e cabelo. Veja!
Máscara de Argila Branca para o Cabelo
Para fazer uma máscara hidratante para os cabelos com a argila branca serão necessários os seguintes ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de argila branca;
- 1 colher (sopa) de máscara de hidratação própria para o seu cabelo;
- 5 colheres (sopa) de água filtrada; e
- 1 tampinha de Bepantol líquido (solução).
Em um recipeinte de plástico ou vidro, coloque a argila e a água, mexendo com um utensílio não metálico até formar uma consistência cremosa e homogênea.
Depois acrescente a máscara de hidratação e o Bepantol, misturando mais um pouco os ingredientes.
Após, passe em todo o comprimento do cabelo desde a raiz até as pontas e aguarde agir por pelo menos 20 minutos.
Retire a máscara com água abundante e caso queira, finalize com o condicionador.
Inclua essa receita em seu cronograma capilar e repita o processo a cada 15 dias, obtendo resultados como brilho, movimento e sedosidade.
Máscara de Argila Branca para Reduzir Estrias
Devido aos seus efeitos cicatrizantes, calmantes e hidratantes a argila branca também promove melhora na aparência de estrias brancas, localizadas prinicipalmete na região do quadril, braço e colo.
Essa receita é fácil de fazer e possui ótimos resultados quando realizada a cada 15 dias e também, aliada a outros cuidados de estética e alimentação.
Para fazer essa receita serão necessários os seguintes ingredientes:
- 4 colheres (sopa) de argila branca;
- 1 colher (sopa) de óleo de coco ou azeite;
- 4 colheres (sopa) de leite; e
- 1 tampinha de Bepantol líquido.
Em um recipiente não metálico coloque a argila branca em pó e acresente o leite até obter uma pasta cremosa e homogênea.
Após adicione o Bepantol e o azeite ou óleo de coco e misture.
Depois, aplique na região que contenha estrias com movimentos firmes e circulares permitindo distribuição equilibrada em todo o local.
Para um melhor resultado, antes de passar a argila faça uma esfoliação na pele que permita absorção e ação eficazes.
Gostou das nossas dicas e informações de uso da argila branca? Então deixe seu comentário e conte-nos sobre os resultados!
Deixe um comentário