Se o assunto é charmes e movimento, logo lembramos do cabelo ondulado. Afinal, esse tipo de curvatura sempre está associado a leveza, inspirada pela originalidade e autenticidade.
Contudo, como todo cabelo, os ondulados requerem alguns cuidados e até certa atenção para manterem-se com brilho, sedosidade e maleabilidade. O seus fios são ondulado? Se sim, então você não pode perder as nossas dicas. Uma vez que abordaremos assuntos importantes, como o tipo de curvatura, cuidados, receitas caseiras para cuidar e mais inspirações caso queira inovar o visual. Gostou? Continue lendo o post!
Índice
Cabelo Ondulado
O cabelo ondulado, que por muito tempo foi alisado ou enrolado a fim de mudar sua estrutura, atualmente é muito cobiçado pela maioria das mulheres, uma vez que remete a um visual leve, cheio de movimento, combinando muito com a temperatura e estilos brasileiros.
Dessa maneira, muitas pessoas voltaram a usar os ondulados naturais e assim, buscam dicas e formas de cuidar, além de manter esse cabelo tão sofisticado, porém, delicado. Isso porque, quando ele não recebe atenção de maneira adequada pode ficar muito ressecado, opaco, quebradiço e sem vida de forma aparente.
Geralmente, um dos principais problemas relacionados ao cabelo ondulado é o excesso de frizz e isso pode acontecer, pois as leves curvaturas acabam por impedir que a oleosidade natural e saudável chegue até as pontas de maneira efetiva. E quando aliado a maus hábitos, como lavagem com água quente, falta de nutrição, hidratação e até alimentação inadequada, resultam no aspecto ressecado dos ondulados.
Contudo, não se preocupe! Mantenha a calma, pois tudo isso dá para resolver de maneira simples e sem grandes investimentos. Mas antes, vale conhecer um pouco mais do seu cabelo. Assim, conheça as diferentes curvaturas dos fios ondulados!
Confira Outros Assuntos:
Tipos de Cabelo Ondulado
A fim de oferecer produtos mais específicos a cada necessidade, os fios foram separados por tipos, que referem-se a letras e números, ajudando a categorizar as curvaturas e também, estimulando os benefícios de produtos como cremes, shampoos e condicionadores.
Nessa separação, os cabelos lisos ficaram com as nomenclaturas 1A, B e C, os ondulados 2A, B e C, os cacheados como 3A, B e C, e por fim, os crespos 4A, B e C. E a principal diferença entre eles é o nível de ondulação e estruturas do fio que ao mudarem, também alteram a capacidade absorção da hidratação, nutrientes e até pigmentação.
Com isso, para entender um pouco mais dos fios ondulados, abordaremos cada um deles com as suas particularidades. Confira!
Ondulado 2A
Os cabelos ondulados do tipo 2A são finos e formam leves contornos no comprimento, contudo, a raiz é bem lisinha. Nessa curvatura, geralmente não há muito frizz, bem como, problemas com a nutrição, visto que ela pode ser facilmente distribuída nos fios.
O volume e movimento, também não são fortes características dessa curvatura, porém mesmo assim requer atenção e cuidado que evitem oleosidade extrema na raiz e ressecamento nas pontas. Para isso, vale a dica de cortes regulares, a fim de manter a beleza e vitalidade.
Ondulado 2B
Os fios ondulados classificados no 2B, tem um pouco mais de volume do que o citado anteriormente, bem como, curvaturas mais acentuadas que lembram o “S”. Habitualmente, a raiz mantém-se lisa, contudo no comprimento as ondulações são facilmente percebidas.
O alerta para o ondulado 2B, é o frizz que pode aparecer com mais intensidade. Esse resultado aparece, devido a espessura do fio que é um pouco mais grossa do que o 2A, tornando os cabelos arrepiados mais aparentes. Contudo, esse efeito pode ser minimizado com cuidados adequados, conforme traremos mais adiante, assim, não perca!
Ondulado 2C
Cabelos ondulados da categoria 2C, são aqueles mais próximos aos cacheados, porém de maneira mais aberta e suave, mantendo a típica raiz lisa. Esse tipo de fio geralmente é mais grosso e pesado promovendo melhor equilíbrio no volume e efeito frizz.
O ressecamento e opacidade, também podem ser facilmente percebidos nos cabelos 2C, com isso, vale o lembrete de atenção para hidratação e nutrição, bem como, cortes regulares que estimulem o crescimento e manutenção saudável. Ao seguir essas dicas, seu cabelos irão ficar lindos e preparados para acompanhar seus looks em todos os momentos.
Agora que já identificou o seu tipo de cabelo, traremos algumas dicas a fim de promover o cuidado adequado, como também, a beleza e saúde no ondulado, que sempre merece atenção para manter o brilho e suavidade.
Dicas de Cuidados para os Cabelos Ondulados
Para deixar os cabelos ondulados deslumbrantes não precisa de muito. Contudo, alguns cuidados e hábitos fáceis podem apresentar melhora considerável, preservando a beleza, vida e movimento. Assim, veja algumas ideias que podem te ajudar!
Nunca lave o cabelo com água quente
Ao lavar os cabelos durante o banho é comum usarmos água em temperatura de morna a quente, uma vez que torna-se confortável e agradável. Contudo, essa não é a indicação adequada para os cabelos, visto que pode causar danos.
Geralmente isso ocorre, pois a alta temperatura abre com mais facilidade as fibras capilares, o que estimula a perda de hidratação e nutrientes. Como resultado, o cabelo começa a perder brilho e fica mais ressecado, até resultar em quebra e aumento considerável do frizz.
Portanto, para evitar toda essa situação, ao lavar os cabelos deixe a água em temperatura de fria a morna. Isso será de grande ajuda para manter os fios saudáveis.
Evite shampoo com sal ou sulfato
Muitos shampoos usados cotidianamente contém sal ou sulfato em sua composição. Esses itens entram na fórmula como uma substância para limpeza, porém em contato constante pode danificar, também interferindo na proteção natural dos fios, danificando as fibras capilares.
Com isso, busque por shampoos com ingredientes menos agressivos como fórmulas low pow e no poo. Porém, caso não goste desse tipo de tratamento, tente intercalar o uso do shampoo com outras opções sem o ingrediente. Isso promoverá a limpeza que deseja, mas sem afetar tanto na qualidade e saúde das madeixas.
Não aplique óleos minerais
Para finalização e hidratação dos cabelos ondulados, muitas pessoas gostam de usar silicones e óleos minerais para amenizar o efeito frizz. Porém, esses produtos geralmente muito cheirosos, não são adequados à estrutura capilar, o que faz com que o fio crie um espécie de capa que não permite que a hidratação saia facilmente, mas também não absorve novas.
Ao ocorrer isso, como resultado o cabelo ficará extremamente oleoso, estendendo-se até as pontas, gerando desconforto e até caspas.
Assim, caso queira usar óleos para finalização, prefira os vegetais, como o óleo de coco que é mais leve e contém vitaminas importantes para a saúde dos fios.
E por falar em finalização, uma outra ótica dica é sempre após a lavagem fazer finalização nos cabelos. Isso deixará as ondas mais definidas, além de brilhosas e soltas.
Finalização nos fios ondulados
Como já mencionado anteriormente, a finalização nos cabelos ondulados é importante para deixar os fios alinhados, com mais brilho e menos frizz. Dessa forma, se deseja aprender como fazer a finalização siga o passo a passo:
- Lave os cabelos com água de fria a morna, como já mencionamos anteriormente;
- Para secar, utilize uma toalha ou tecido de algodão;
- Após tirar o excesso de água, separe o cabelo em mechas e aplique o creme de pentear em todo comprimento, porém em quantidade reduzida próximo à raiz e couro cabeludo;
- Aplique, como se estivesse enluvando os fios, permitindo melhor absorção e efeito;
- Depois de passar em todo cabelo, aguarde secar naturalmente ou se preferir, use um secador com difusor;
- Quando o cabelo estiver seco, solte a raiz dos cabelos com as pontas dos dedos, uma vez que isso irá ajudar a criar o efeito leve e sedoso.
Ao fazer a finalização, lembre-se de não usar creme em grande quantidade, assim como, evite o uso de produtos com petrolatos e silicones. Visto que, como já mencionado anteriormente podem prejudicar a saúde dos fios a médio e longo prazo.
Além da finalização, outro ponto muito importante para que os cabelos ondulados permaneçam bonitos é manter uma rotina de cuidados. Assim, veja como hidratar adequadamente as ondulações dos fios!
Hidratações para Cabelos Ondulados
Uma hidratação eficaz para os cabelos ondulados é aquela que evita o frizz e ajuda a repor a massa, bem como a nutrição e hidratação. E para isso, existem alguns ingredientes caseiros que são ideais para estimular os resultados positivos.
Quer saber quais são esses itens? Confira a receita abaixo. É fácil, barata e apresenta resultado após poucas aplicações.
Você irá precisar de:
- 2 colheres de sopa de creme de hidratação próprio para o seu tipo de cabelo;
- 1 colher de sopa de açúcar cristal ou mascavo;
- a mesma medida de amido de milho;
- 1 colher de chá de óleo de coco;
- 1 xícara de água;
- Panela para levar o amido de milho no fogo; e
- Colher para fazer a mistura.
Depois de separar os materiais, já será possível prosseguir com a receita, mas antes, lembre-se de lavar o cabelo com shampoo sem sal e sem sulfato, assim como, enxaguar com água fria. Retire o excesso de água com uma toalha de algodão, como já recomendado anteriormente e prossiga com a confecção da receita.
- Coloque a água e o amido de milho em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo por aproximadamente 5 minutos;
- Quando perceber que está engrossando ou formando um mingau, desligue o fogo e aguarde esfriar;
- Ao perceber que está mais frio, adicione o açúcar e o óleo de coco, e então misture bem até ficar homogêneo;
- Separe o cabelo ainda úmido em mechas e aplique como se enluvando a mecha;
- Aguarde agir por 40 minutos e depois enxágue com água abundante, novamente em temperatura fria.
Após retirar a hidratação não é necessário aplicar o condicionador. Mas, na finalização o creme de pentear está liberado.
Esse procedimento de hidratação pode ser repetido uma vez por semana e intercalado com outros métodos, como por exemplo, o cronograma capilar.
E então, pronta para ver algumas inspirações de cabelos ondulados? Confira!
Inspirações de Cabelos Ondulados
Como já dito, os cabelos ondulados são muito estilosos, transmitindo um conceito de leveza, liberdade e autenticidade. As ondulações também podem ser sensuais, promovendo diversos estilos e penteados.
Dessa maneira, se está buscando algumas alternativas para inovar o visual dos ondulados, temos algumas sugestões e inspirações. Veja!
Cabelo Ondulado Curto
Para quem acha que os cabelos ondulados só são charmosos em tamanho longo, vamos mostrar que isso não é verdade. Afinal, as ondas permitem camadas e texturas incríveis que criam muito bem estilos curtos.
Por isso, se está pensando em mudar o estilo e busca algumas referências, veja esses ondulados curtos. As opções como undercut e chanel, sempre são bem-vindas.
Cabelo Ondulado Médio
O cabelo ondulado em comprimento médio também pode inspirar muito charme e sofisticação, além de ser ideal para todas as estações e temperaturas do ano, visto sua versatilidade. Com isso, se está pensando em encurtar um pouquinho as madeixas e deixar o comprimento médio, tente investir no long bob, uma vez que remete a modernidade e originalidade.
Cabelo Ondulado com Franja
As franjas, que foram sucesso nos anos 80 e 90, voltaram com tudo na atualidade e isso também se aplica aos fios ondulados. Para aderir à franjas nesse tipo de cabelo é importante atentar-se aos cuidados, evitando que a parte da frente fique muito volumosa e com frizz, assim como, tentar adequar ao formato do rosto e corte.
Para aderir às franjas, também vale a dica de usar camadas ou repicados, estimulando a leveza e efeito solto aos cabelos.
Cabelos Ondulados com Luzes
As luzes nos cabelos são ótimas opções para iluminar e inovar o estilo, ainda mais no verão. Com isso, se busca uma inspiração para transformar com luminosidade, essa pode ser uma solução.
Porém, vale lembrar que as luzes são processos feitos a partir da descoloração, que pode causar danos nos fios quando não realizada de maneira adequada. Assim, lembre-se dos cuidados e antes de fazer as luzes, comece com hidratações a fim de manter a saúde e vitalidade dos fios.
Cabelo Ondulado Platinado
Se quiser fazer uma transformação radical, com estilo poderoso e ousado, o platinado pode ser o que você busca. Porém, assim como as luzes, para fazer esse tingimento são necessários alguns processos, como descoloração e matização.
Dessa maneira, para alcançar essa coloração, busque ajuda de um profissional qualificado que poderá deixar seus fios ondulados platinados sem danos ou arrependimentos.
Cabelos Ondulados Ruivo
O ruivo ou castanho acobreado é uma cor que chegou para ficar. Ela funciona muito bem para o outono e inverno, além de trazer um pouco de calor e ousadia.
Essa coloração nos fios ondulados remete ao visual sereia, muito abordado e buscado ultimamente. Portanto, se gosta do estilo, veja inspirações dessa cor tão vibrante.
Cabelo Ondulado Loiro
O loiro é sempre buscado em algumas fases de transformação e inovação na vida feminina. E com isso, ele também vai muito bem nas curvaturas onduladas, deixando o estilo mais sensual e leve. Também remete ao estilo sereia, tornando-se ideal para primavera e verão.
Cabelo Ondulado Preto
O cabelo preto natural carrega um estilo forte e original, porém mesmo quando tingidos, também trazem uma certa intensidade que é facilmente percebida com as curvas dos cabelos ondulados.
Dessa forma, se não tem os fios nessa cor e busca uma pigmentação para dramatizar as ondas, o preto pode ser o que você procura.
E então, o que achou de todas essas informações de cabelos ondulados? Deixe seu comentário!
Daiane Dias says
Ótimas dicas cabelos lindos….