Está sem inspiração para montar um look? Pois uma única peça pode mudar tudo! O colete sobrepõe blusas e vestidos, mas não tem mangas. E, além disso, veio direto do guarda-roupa masculino para o vestuário feminino, deixando a rigidez de lado e criando modelos maravilhosos. Descubra, dessa forma, como usar colete de diferentes cores, tamanhos, materiais e modelos, em combinações incrivelmente encantadoras.
Índice
O colete
O colete é um dos itens mais antigos da história da alfaiataria. Ele já foi visto, dessa maneira, em trajes do início do século XVI, como uma peça justa e abotoada. De lá para cá, ele foi recebendo adaptações e novas formas.
O modelo foi, assim, dos ternos e combinações com o paletó masculino para o guarda-roupa feminino. O colete, desse modo, começou a ser usado também pelas mulheres. E, em mãos femininas, ele passou a compor variados looks, em diferentes estilos.
Atualmente, a peça também é usada para aquecer – em versões de nylon e de pelo, por exemplo –, mas é frequentemente utilizada como um truque de estilo, dando uma bossa ao visual.
Por isso, seja em produções fashionistas, criativas, casuais, boho ou sociais, o colete é uma peça-coringa para dar mais personalidade e estilo ao look.
Confira Outros Assuntos:
Como Usar Colete: Cores
Tradicionalmente, o colete acompanha a cor do paletó e da calça social, nos ternos masculinos. Nos looks femininos, no entanto, o uso do colete é bem mais livre.
Combinações de cores contrastantes, análogas ou complementares, além de estampas encantadoras, são muito comuns nas peças usadas por mulheres. E o resultado são produções para lá de estilosas. Vamos ver?
Looks com colete preto
Apesar das inúmeras possibilidades em cores, o colete preto é sempre o campeão em procura. A facilidade em combinar com outras peças do look, portanto, faz dele um item-chave no guarda-roupa feminino.
O colete preto com elementos de alfaiataria – como lapela, botões e bolsos típicos -, sandália de salto e uma boa bolsa compõem uma produção mais social.
O contraste do colete preto com shorts jeans brancos, junto com o top decotado, resultou em um look descolado levemente sensual.
O combo calça pantacourt + colete preto médio com leve brilho acetinado + acessórios certos = produção elegante e moderna.
Looks com colete branco
Outro tipo que monta produções maravilhosas é o colete branco. O modelito white é uma peça super versátil, que caminha com tranquilidade em diversos ambientes. Sem dúvida, ele é toque final para looks incríveis e cheios de estilo.
Você não vai mais ver o mix regata branca e short jeans com os mesmos olhos depois deste clique. A produção ganha ares de elegância, assim, ao sobrepor o colete branco, de tamanho médio e características de alfaiataria, às peças básicas.
Uma produção toda preta, bem basicona, não é mais a mesma depois de um bom maxicolete branco. O maior comprimento e a modelagem mais fluida da peça, desse modo, garantiram movimento e sofisticação ao look justinho.
O colete branco também é escolha perfeita para looks mais elegantes. A sobreposição de itens brancos, em tecidos mais estruturados e corte refinado, deu o toque final de sofisticação à produção.
Looks com colete – cores
Agora, enfim, chegou a hora de trazer toda a criatividade e cor para os coletes femininos. Se, como dissemos, as peças masculinas tendem a ser mais restritas em coloração e modelagens, os modelos femininos são bem mais flexíveis quanto a essas características.
Assim, tem tudo que é cor e adorno nos tipos de coletes femininos.
Coletes vermelhos são cheios de energia e acendem qualquer look. Aposte em modelagens com comprimentos maiores e a produção fica super estilosa.
Não é que o colete vai bem a todos os estilos, mesmo? Peças na cor rosa, em tons pastéis, figuram bem em produções das casuais às mais sofisticadas. Nas duas situações, ficaram lindos, não acha?
Se a ideia é misturar cores, como o rosa e verde, ou apostar em tons mais vibrantes, como o pink, também tem opções super interessantes.
O tradicional verde militar também aparece em looks com colete. Apesar do peso a que esse tipo de cor está associada, produções mais leves e toques femininos, como a bolsa e o salto alto, suavizam e dão novos ares à coloração.
Por fim, um mix com várias cores para você se inspirar. Tem colete azul, roxo, amarelo, em tons terrosos e uma grande diversidade de estilos.
Looks com colete estampado
As estampas também chegam aos coletes, sem dúvida alguma. Assim, cada uma delas vai dar o tom ao look. O xadrez, por exemplo, pode funcionar de diversas maneiras:
O tartan Vichy, em padronagem grande, no maxicolete, deu o tom moderno e fashionista ao look.
Já o padrão Príncipe de Gales, num mix com tênis branco, equilibrou o visual streetwear.
O estilo grunge do xadrez usado pelo colete de Bruna Marquezine finalizou, com sucesso, o look casual da atriz.
Neste look, por exemplo, o xadrez em tons terrosos com amarelo compôs essa perfeita produção para dias de clima ameno, como no outono.
Mas, as estampas não param por aí: têm coletes com prints listrados, étnicos, florais, geométricos… e muitas outras!
Como Usar Colete: Comprimentos
Além das cores, os tipos de coletes femininos variam em tamanho. Por isso, é possível ver coletes mais curtinhos ou mega compridos. Seja qual for o comprimento, os coletes sempre dão aquele toque especial à composição, não é verdade?
Looks com colete longo
Sabe aqueles diaszinhos assim, mais ou menos, nem quente, nem frio? Pois é, os coletes longos são perfeitos para a meia estação, já que eles não vão esquentar tanto, mas ajudam a cobrir o corpo daqueles ventinhos mais gelados.
Esse comprimento passa da altura dos quadris e pode chegar até os pés. Eles costumam, no entanto, dar um peso maior à produção. Atente-se a esse detalhe, veja os looks super charmosos, a seguir, e inspire-se!
Looks com colete curto
Em contrapartida, os modelos de colete curto são aqueles com comprimento acima dos quadris. A principal função da peça, na maioria das vezes, é decorativa mesmo. Mas, nem por isso, ele deixa de ser importante para as produções, já que pode mudar completamente a pegada do do look. Além disso, os mini coletes ficam ótimos com vestidos e jeans.
Como Usar Colete: Materiais e Modelos
Já vimos até aqui, as variadas cores e os comprimentos longo e curto. Agora, por fim, os coletes podem variam em materiais e modelos.
Dentre as variações em material, as mais usadas são as peças em jeans, as que usam franjas como adereço e os coletes feitos com pelagem; além disso, tem também os mais sociais, em cortes de alfaiataria e, por último, os modelos feitos por técnicas de crochê.
Vamos ver cada um desses?
Looks com colete jeans
Colete jeans é um clássico atemporal. Vai e volta na moda, mas está sempre presente. Além de combinações com calças, ele fica maravilhoso como finalização em looks com vestidos.
Tem um post completinho sobre como usar looks com colete jeans, com mais de 90 inspirações. Acesse agora.
Looks com colete de franja
Esse modelo é uma peça muito interessante, veja só: o colete de franja vai muito bem tanto em looks com pegada western, quanto em produções mais folk/boho. Quer ver?
Colete de franja em camurça junto com jeans e boas botas de cowboy e o estilo country está formado.
Agora, o mesmo tipo de colete em produções com peças artesanais, shorts e top croppeds e pronto, o look folk está completo.
Looks com colete de pelo
Esse já é um tipo funcional. Mais comum em materiais sintéticos do que em naturais, o colete de pelos aquece e dá um toque fashionista ao look. Em cores e volumes diversos, esse modelo é puro luxo e glamour, perfeito para os dias mais frios do ano.
Looks com colete de alfaiataria
Por outro lado, as peças em alfaiataria são mais “sequinhas”, com cortes elegantes. Um bom colete social deixa a produção mais sofisticada e pronta para qualquer evento mais formal. Assim, modelos com lapela, abotoamento e bolsos característicos, sobrepondo vestidos, blusas e calças mais sóbrias, ficam deslumbrantes!
Looks com colete de crochê
Já numa outra ponta de estilo, os coletes de crochê são ótimas opções para ocasiões menos formais. Eles funcionam muito bem, até mesmo, como saída de praia. Puro frescor!
Enfim, vimos como o colete saiu da alfaiataria masculina direto para o guarda-roupa feminino. E, como ele ganhou diversas versões, com as mulheres: novas cores, comprimentos, materiais e modelos.
Dessa forma, nos inspiramos com as principais variações dos coletes femininos, que são os de coloração preta, branca e outras cores variadas. Além disso, passeamos pelos modelos longos e curtos.
Por fim, chegamos às dicas sobre como usar colete em variações de materiais como jeans, de franja, com pelo, de alfaiataria e os confeccionados em crochê.
Com tantos maravilhosos looks com colete, você conseguiu encontrar um tipo favorito? Então, conta pra gente.
Liane says
Adoro coletes, acho uma composição perfeita. Amei a variedade.