Saída diretamente do vestuário masculino para o guarda-roupa feminino, a peça é fundamental para as produções mais elegantes e fashionistas. Assim, looks com blazer dão o toque final de refino e elegância a qualquer visual. Saiba como e onde usar este tipo de paletó, acompanhando a gente por aqui.
O que é blazer
Antes de tudo, é importante conhecer um pouco mais sobre esta peça. As primeiras notícias sobre blazer, como o conhecemos hoje, são do século 19. À época, o paletó era usado por estudantes e membros de clubes ingleses, de maneira exclusiva, pelos homens.
Já por volta dos anos 1960, o modelo passou a ser adotado por diversos estilos, como os jovens adeptos do movimento mod e preppy. De lá para cá, o blazer foi recebendo alterações e se adaptando às modas de cada época.
Hoje, o paletó é uma peça que varia de muito formal a informal, sendo possível, até, ser usada tranquilamente em produções casuais. No entanto, seu DNA mais refinado sempre finaliza o look com ar mais sofisticado.
Confira Outros Assuntos:
Blazer x terno x tailleur
Outra informação importante sobre o blazer é diferenciá-lo de algumas palavras que, vez ou outra, causam confusão. Entre elas, a mais comum é o “terno”.
Terno é um conjunto de 2 ou 3 peças, que são: calça, paletó e colete. O modelo de cada um destes itens vai variar, o que acontece com o paletó.
Paletó – que é outro termo que gera confusão com “blazer” – é uma espécie de categoria maior de peças curtas e leves que se vestem sobre a blusa. Ao contrário do casaco, que serve para aquecer nosso corpo, o paletó tem uma função mais estética, digamos assim.
Dentro da categoria de paletós, temos diversos modelos, como bolero, jaquetas, paletós específicos como o Mao, Smoking, entre outros e, por fim, o blazer. Assim, blazer é um tipo de paletó.
Voltando ao terno, se ele é composto por, pelo menos calça e paletó, logo, o blazer é um dos componentes do terno. Mas o terno, não necessariamente, leva o blazer, porque ele pode usar outros tipos de paletó.
Da mesma forma, sendo o blazer uma peça independente do terno, ela também pode ser usada sobre outros modelos de calças, saias e até vestidos. Deu pra compreender?
Por fim, ainda tem o termo “tailleur” que designa, na verdade, o conjunto de paletó e saia.
Portanto, depois desses esclarecimentos, tudo certinho para a gente ver como usar o blazer em diferentes cores e combinações!
Como usar blazer
Como vimos até aqui, o blazer feminino veio do vestuário dos homens. Ao longo do tempo, a peça se adaptou às necessidades e demandas das mulheres, ajustando um pouco mais a cintura e tendo um caimento mais à cara da moda feminina, por exemplo.
Além disso, os tradicionais blazers masculinos receberam muitas cores, estampas e detalhes, ao serem usados pelas mulheres. E isso, claro, deu nova vida ao tradicional paletó.
Como usar blazer feminino preto
Até mesmo o blazer feminino preto consegue ter ares bem fashionistas. Assim, modelos com lapelas e colarinhos diferenciados, além de bolsos e botões bem trabalhados podem dar o toque de elegância moderna para o look.
Blazer com shorts? Pois acredite, o paletó preto fica bem até mesmo em produções com as perninhas de fora, dando refino ao estilo da composição.
Já para um look com blazer feminino mais clássico e formal, a combinação do paletó preto com calça de tecido nobre, em looks monocromáticos ou mais sóbrios, é perfeita. Além disso, um bom sapato pode finalizar o look com a elegância devida.
Como usar blazer feminino branco
Outra peça que é coringa para o guarda-roupa feminino é blazer branco. A neutralidade do paletó permite uma gama infinita de produções!
O tom claro, inclusive, é ideal para composições um pouco mais formais em dias quentes. Com ele, dessa forma, dá para criar looks bem sofisticados, mantendo o frescor e leveza da produção.
A peça também funciona muito bem como complemento em looks mais despojados, com calça jeans e camiseta. Para reforçar a produção Hi-Lo, aposte em um sapato de salto alto e a brincadeira entre formal e casual estará completa.
A cor também funciona muito bem para os looks sociais, é claro. Desse modo, o blazer feminino branco é escolha acertada para ocasiões formais.
Como usar blazer feminino vermelho
Para tornar o visual fashion, de vez, aposte nos looks com blazer vermelho. A cor viva acende qualquer produção “mais ou menos”: é só sobrepor o paletó a uma calça e blusa básicas e está tudo pronto. Quer ver?
Peças de materiais diferenciados (como o veludo) e maneiras criativas de usar (sem blusa por baixo), podem intensificar o visual fashion do blazer vermelho.
Por fim, usado como terno, o blazer vermelho também fica um escândalo!
Como usar blazer – cores
Rosas, amarelos, azuis, verdes.. enfim, escolha uma cor qualquer e, pode ter certeza, sempre terá um blazer lindo esperando por você.
Looks com Blazer Feminino
Depois de nos inspirarmos com todas essas cores de blazer, é hora de irmos às produções completas! Assim, combinado com calça jeans, formando um terno (com calça social) ou tailleur, (com a saia), indo até à inusitada produção com vestidos, vamos conferir estes looks que são puro desejo.
Looks com Blazer e Calça Jeans
Uma das peças mais básicas do guarda-roupas das mulheres tinha mesmo que aparecer aqui, com outra peça que também é um clássico. Assim, calça jeans e blazer formam uma combinação imperdível, pronta para qualquer ocasião.
Para looks com uma cara mais social, a aposta é em calças de denim com lavagens mais neutras e modelagens elegantes. A escolha da camisa que ficará sob o blazer também é bem importante. Priorize materiais nobres e formas mais refinadas.
Looks com Blazer e Calça Social
Se a ideia é montar um terninho, aposte em calça social do mesmo material do paletó. Até mesmo nos tradicionais looks de blazer com calça social é possível ser criativa, moderna e fashion, quer ver?
As composições mais clássicas ficam tão sofisticadas e elegantes que, não é raro, são vistas sendo usadas por famosas em eventos muito formais. Apesar de ser considerado muito “masculino”, o terninho consegue vestir maravilhosamente bem e ressaltar, ainda mais, a beleza feminina.
Saia com Blazer: o tailleur
Essa composição é um clássico feminino. Enquanto as calças ainda demoraram a ser incorporadas pelas mulheres, no século XX, as saias já faziam parte do vestuário delas. Assim, o blazer chegou cedo ao tailleur, fazendo a composição entre saia e paletó.
Apesar do tal conjuntinho ser muito associado aos looks tradicionais dos anos 1940 e 1950, hoje, dá sim, para fazer produções bem jovens, modernas e fashion com blazer feminino e saia.
Da mesma forma, sem dúvida, é possível manter a elegância e sofisticação dos tailleurs, optando por peças com materiais mais nobres e modelagens mais refinadas. Neste caso, em específico, fica mais apropriado usar o blazer fechado.
Vestido com Blazer
Outra combinação que fica muito bem é a de vestido com blazer. A sobreposição do paletó funciona como um elemento estético, de complemento ou, ainda, é o toque de estilo que o look precisa.
Certamente, o paletó é uma ótima escolha em looks sociais e formais com vestidos. Perceba como ele dá o tom sério e de refinamento para as produções abaixo.
Enfim, vimos o que é um blazer e como ele pode fazer parte do terno e tailleur. Esclarecemos, também, que ele é um componente isolado destas combinações e pode, inclusive, vir com outras peças diferentes. Dentre elas, as calças jeans e vestidos.
Nesse meio tempo, vimos looks com blazer nas cores preto, branco e vermelho, além de outras colorações.
E, agora, conseguiu eleger um favorito? Conte qual foi!
Lucio Trindade says
Pesquisando sobre o asunto encontrei esse post, achei bem interessante, vou acompanhar o blog de agora em diante.
Rosicler Ferreira dos Santos says
Gostaria de saber quando abotoar o blazer , com que look?
Adoro0!
DIWKLEIA says
Ameiiii seus ponst =)
Sou maquiadora profissional e apaixonada por moda.