O calçado visto com frequência no universo masculino é peça-chave para produções femininas em lá de estilosas. Looks com Oxford, dessa forma, são cada vez mais comuns entre as mulheres. O sapato social se transforma em composições charmosas e marcantes. Acompanhe com a gente!
Índice
O que é sapato Oxford
O modelo é originário do século XVII, quando estudantes da Universidade de Oxford, no Reino Unido, usavam com frequência um tipo de meia-bota. O calçado, assim, recebeu o nome em homenagem a esses universitários.
Foi somente na Era Vitoriana, contudo, que o sapato foi adotado pelas mulheres em suas produções. A princípio, elas usavam os modelos masculinos, mesmo. Depois, eles foram recebendo adaptações para o universo feminino.
Ao longo do tempo, aliás, a peça originária foi sofrendo alterações e, já no século XIX, designava qualquer sapato de salto baixo, ajustado com cadarço ou fivela, sobre a lingueta.
Sua versatilidade faz dele uma peça usada tanto em looks formais, como em composição com fraques e ternos, como para produções bem casuais.
A verdade é que, mesmo quando usado despretensiosamente, o sapato Oxford confere certo grau de elegância e sofisticação ao visual. Quer conferir?
Confira Outros Assuntos:
Modelos de Oxford
Como o Oxford passou a descrever praticamente todos os sapatos sociais, alguns tipos diferentes de calçados foram se confundindo com ele. Ele se tornou praticamente uma categoria, com sub-tipos. Assim, vamos descrever cada um deles, logo abaixo:
Brogue
O formato é bem parecido com o Oxford da atualidade. A diferença, aqui, é que ele tem decorações perfuradas e “picotes” ao longo das suas costuras. Era usado por camponeses da Irlanda e seus furinhos serviam, assim, como maneira de escoar a água que o molhava, nos pântanos campestres irlandeses.
Bicolor
O sapato bicolor já havia sido usado por Eduardo, o Príncipe de Gales, no século XIV. Mas, somente na década de 1930, o Oxford com duas tiras diferentes de couro se popularizou, de fato. O jazz, forte nestes anos, era o cenário perfeito para exibir o irreverente calçado.
Balmoral
Esse é o modelo que originou os Oxford como conhecemos hoje. Também muito usado em uma universidade que viria a batizá-lo, o sapato tem cano com comprimento um pouco maior, quase funcionando como uma bota.
Looks com sapato Oxford
Agora, já compreendendo os pequenos elementos que diferenciam um modelo de outro, vamos juntá-los todos em looks encantadores!
Looks com Oxford com salto
O modelo tradicional de Oxford tem um saltinho bem discreto. Mas, em versões femininas mais ousadas, esse salto pode subir – e muito! Seja em saltos finos ou grossos, chegando até a ser vistos no modelo plataforma, sapatos Oxford femininos produzem looks verdadeiramente marcantes.
O salto já confere um ar bem feminino à produção; para reforçar esse visual, invista em produções com vestidos. No entanto, o modelo também vai muito bem com calças e saias, além da sobreposição com jaquetas e casacos.
Looks com Oxford tratorado
Uma outra versão do Oxford é com salto tratorado. Ele recebe esse nome devido ao formato e rasgos da sola, que lembram os pneus de tratores. Naturalmente, esse tipo de calçado pesa o look. Por isso, ele tende a ser o ponto focal da composição.
Se preferir dar mais leveza, aposte em vestidos e peças mais delicadas. Ao contrário, se a intenção é reforçar esse peso, use roupas também carregadas, como calças e shirts em tons escuros e com elementos dark.
Looks com Oxford envernizado
Além das versões com salto e com salto tratorado, existe um modelo de sapato Oxford que voltou com tudo na Moda: o envernizado. A camada de verniz por sobre o calçado de couro garante um brilho espellhado, quase como molhado.
Esse detalhe acaba por se tornar um ponto luminoso no look:
Oxford dourado e prata
Para quem gosta mesmo de brilho e calçados luminosos, pode apostar em Oxford com revestimento dourado ou prata. A peça pode o elemento que vai levantar a sua produção.
Como usar Oxford feminino
Depois de passarmos pelos mais variados modelos de sapato Oxford feminino, como o Brogue, Bicolor e Balmoral, além dos tipos com salto, tratorado e envernizado, é hora de montarmos produções específicas para a estação mais fria e a mais quente do ano. Vamos ver, agora!
Como usar Oxford no inverno
Esse modelo de calçado é bem versátil e, também no inverno, funciona como importante elemento para montar o look. Pensando nisso, selecionamos produções encantadoras para os dias mais frios, tendo como tema central o sapato Oxford.
Faça uma brincadeira com as cores e combine a cor do calçado com outros elementos, como bolsas, echarpes e chapéus. Shorts com meia calça e uma parka por cima aquecem e dão o tom de inverno para a produção.
Sem dúvida, o mix de calça jeans e Oxford é escolha certeira, não é mesmo? Mas, para climatizar o look com a cara do inverno, uma boa blusa de lã com blazer por cima são a combinação perfeita. Aposte, também, em variações do calçado, como este Brogue em verniz.
Calça de couro e colete de pelos com Oxford de salto plataforma tratarado e o look está perfeito para o inverno. A mistura de texturas e pesos junto com a harmonia entre as cores das peças, deram um quê a mais a essa composição .
Olha como é possível ter muita criatividade com produções para o inverno! A saia mídi em silhueta sereia é uma combinação no mínimo inusitada com o sapato Oxford. O sobretudo e a gola rolê arremataram o visual inverno do look com o calçado vinho envernizado. Assim, aposte sem medo em novas composições e misturas.
Para dias de frio mais ameno, a produção básica de calça jeans + blusa de manga longa ganha um novo status com o uso de um sapato Oxford. Para dar mais personalidade, invista nos modelos mais ousados, como o de salto plataforma tratorado na cor prata.
Como usar Oxford no verão
Além de ser usado em looks para o inverno, o Oxford se encaixa perfeitamente em produções mais leves e fresquinhas para o verão. Por isso, aposte no calçado para usar também durante os dias mais quentes do ano.
Minissaias rodadas têm tudo a ver com o sapato Oxford. Além disso, a mistura com elementos Hipster como o chapéu e o top cropped listrado dão o tom moderninho ao estilo da produção.
Também invista em combinações do Oxford com shorts jeans. As perninhas de fora ganham um charme todo especial com o elegante calçado. Se preferir um visual mais sofisticado, finalize o look com blazer.
Vestidos também super combinam com o sapato feminino. Se preferir pesar um pouco mais a produção, use modelos bem carregados, como o preto. Agora, se a intenção for manter um visual bem leve e fresco, dê prioridade aos modelos mais claros e delicados.
Brinque com o contraste! Assim, peças curtas, como saias, vestidos e shorts bem acima do joelho, com uma plataforma de presença causam um efeito bem interessante nos looks com Oxford.
Por fim, aposte no sapato Oxford como elemento central da produção. Use peças bem neutras em contraposição a um calçado de destaque. O macaquinho branco, nesse clique abaixo, deu toda a atenção ao sapato envernizado preto.
Oxford feminino em looks para trabalho
O Oxford, como vimos, surgiu no universo masculino e, com o passar do tempo, se tornou peça essencial no guarda-roupa feminino. Se para os homens o sapato acabou tendo um estilo mais social e formal, para as mulheres não foi muito diferente.
Apesar das inúmeras variações pelas quais passaram, o sapato Oxford sempre tem um pitada de elegância e sofisticação. E isso é ainda mais evidente em tipos que são realmente sociais. Com eles, então, é possível montar produções para o trabalho, de maneira mais ou menos formal.
Com ou sem salto, o calçado se alinha perfeitamente em composições de calça, blazer e camisa básica. Para ambientes de trabalho não tão formais, até mesmo o Oxford envernizado consegue passear de maneira elegante.
Aposte em uma boa blusa ou camisa social para fazer a combinação com o Oxford. Seja com calça social em tecidos planos variados ou com a queridinha calça jeans, crie looks caprichados para o trabalho. De acordo com o estilo desejado, incremente com acessórios como bolsas, lenços e óculos.
Você também pode apostar na mistura de calçado Oxford com saia para ir para o trabalho. Modelos de comprimento midi e longo são ideiais para conforto e a elegância que você precisa para o ambiente profissional.
Enfim, conseguimos passar pelos principais modelos de sapatos Oxford femininos, desde o Brogue, Bicolor e Balmoral. Seguimos formas de usá-los em suas variações com salto, sola tratatorada e, por fim, nos envernizados, dourados e pratas.
Em seguida, mesclamos essas informações de Moda em looks para o inverno, em composições mais quentinhas, e para o verão, com combinações mais frescas e leves.
Por último, vimos como os calçados Oxford têm tudo a ver com produções para o trabalho, dando o toque final de elegância e sofisticação. Gostou das dicas? Conte pra gente 🙂
Deixe um comentário