Lembra quando a maxissaia era sinônimo de estilo hippie? Pois é, foi-se o tempo em que ela só tinha pegada boho. Hoje, looks com saia longa passam pelos mais diversos estilos – e as produções são uma mais linda do que a outra!
Pra gente se encantar ainda mais com as peças, fizemos uma seleção de vários tipos de long skirts para te ajudar a descobrir como usar saia longa da melhor maneira. Bora ver?
Caso você não saiba, as skirts têm pelo menos, sete comprimentos diferentes. As maxissaias, portanto, são aquelas de maior extensão, indo da cintura até os pés.
Esse tamanho de saia foi muito popular durante os anos 1960 e 1970. Logo após o boom das minissaias de Mary Quant, a altura da barra desceu da parte de cima da coxa para os tornozelos.
No período, os movimentos hippies e de contracultura estavam a pleno vapor. Seus ideais eram sobre paz e maior conexão com natureza. Fortemente associado à arte e música, o período também foi palco para a popularização das saias longas.
Dessa forma, os modelos de maxissaias volumosas e amplas, em tons terrosos ou com estampas florais e relacionadas a elementos naturais, ficaram no nosso imaginário.
Mas, ao longo dos anos, as saias longas foram ganhando novos estilos e se adaptando às características de cada um deles. Por isso, surgiram vários modelos que estão super em alta nos dias de hoje. E é o que vamos ver, agora.
Looks com Saia Longa
Os modelos de saias longas são muito democráticos. A sua grande extensão permite, dessa forma, que variadas modelagens possam ser usadas.
Portanto, as longs skirts podem ser mais ou menos justas, com corte reto ou mais anguloso. Além disso, pode-se ver diversos tipos de tecidos e adereços.
As maxissaias, assim, podem ser confeccionadas em algodão, linho, renda, viscose, crepe, tule, jeans e uma infinidade de outros tecidos.
Desse modo, é possível fazer várias misturas e combinações, chegando aos mais variados estilos, como casual, social, romântico, fashionista até aos já conhecidos hippie e boho.
Um detalhe muito importante para esse comprimento de saia: atenção à largura da barra. A extensão da peça vai até o tornozelo, certo? Por isso, ela tem que ter uma medida que não comprometa o movimento das pernas durante a caminhada.
Caso a long skirt seja mais ajustada, nesta região, é fundamental que ela tenha uma fenda – seja na parte da frente, de trás ou nas laterais.
Já pensou em como caminhar com uma saia longa dessa forma?
Confira Outros Assuntos:
Saia Longa Preta
A boa e neutra cor preta também é uma salvação, quando se trata de saias longas. Ela é a base para produções mais ousadas ou básicas.
Tudo vai depender, é claro, da escolha das outras peças do look, como blusas, casacos, acessórios, além dos calçados. A escolha do material da maxissaia é outra característica que vai dar mais peso, leveza, impacto ou discrição à composição.
Assim, uma saia longa preta em corte mais reto ou suavemente rodada combinada ao bom e velho jeans e temos pronta uma produção casual perfeita para o dia a dia, ou mesmo trabalho.
Se a intenção é carregar o look, colocar jaquetas e botas de couro, tudo no preto, junto com a maxissaia é a dica para que composição fique mais impactante e pesada.
Por fim, a saia preta também vai muito bem com camisas sociais, blusas lisas e vários outros tipos de top.
Saia Longa Jeans
O denim é um tecido de algodão, geralmente, pesado. Apesar da sua composição mais bruta, hoje, já é possível pensar em saias jeans longas.
Isso acontece, também, graças à evolução das tecnologias têxteis, que permite materiais mais finos e leves para confeccionar as maxissaias jeans.
Os modelos mais amplos, com tecido de folga, combinados à peças da parte de cima também mais folgadinhas, são perfeitos para looks despojados e casuais.
Já tipos de saias longas jeans ajustados ao corpo precisam daquela fenda, que comentamos logo acima, está lembrada? Com camisas sociais ou top croppeds, por exemplo, a produção pode variar de mais social para casual.
E, ainda, as peças em versões mais leves dos jeans, como a sarja, deixam o visual mais fresh. Outra dica para deixar mais fresco o look com saia longa jeans é apostar em lavagens claras.
Saia Longa Plissada
Para as mulheres que querem um look marcante, a dica é apostar em saias longas plissadas. O tecido do modelo já vem cheio de dobrinhas, em estilo sanfonado, que garantem balanço e um efeito visual incrível!
Por isso, produções com maxissaias plissadas são cheias de movimento e vida! A skirt, por si só, já garante leveza e um composição bem fluida.
É muito comum este modelo vir em cintura alta, dando ainda maior extensão para a peça. Por isso, as camisas e blusas podem ser curtas ou receber um charmoso nozinho, nas pontas.
Para um visual mais despojado, associe as românticas saias longas plissadas à camisetas T-shirt. Nesta vibe, até mesmo os tênis ficam bem.
Por fim, apostar em acessórios, como bolsas a tiracolo ou transpassadas ao corpo, e mixes de colares e pulseiras, dá o toque final de estilo à produção.
Saia Longa de Renda
Se você logo pensou em saia longa de renda como um componente para looks românticos, está certa. Mas, esta peça não proporciona só composições delicadas, viu? Também dá para montar, assim, produções folk e boho chic. Vamos ver!
Antes de tudo, você sabia que renda não é só aquele material tradicional, desenhadinho, que a gente conhece? Neste texto, sobre “modelos de vestidos rendados”, falamos disso com mais profundidade.
Mas, só para a gente se situar aqui, podem ser considerados como renda tecidos como tule, bordados e outros materiais transparentes. Assim, as possibilidades para compor produções com saias longas de renda aumentam ainda mais!
Para um visual romântico, aposte na sobreposição de rendas. Além disso, você também pode pensar em usar uma saia longa com detalhes rendados, o que dá todo um charme ao look.
Composições mais fashionistas podem vir acompanhadas de pesadas jaquetas de couro, para contrabalancear com a leveza da renda das maxissaias.
E, como comentamos, as saias longas de renda são perfeitas para produções no estilo folk ou boho chic. Para criar essa atmosfera mais despojada, use elementos como rendas artesanais – ou com cara de serem feitas manualmente -, e peças como cintos grandes e com estilo country, como couro, camurça e outros.
Saia Longa com Fenda
Em contrapartida aos modelos de renda, quem busca um look mais ousado pode apostar, com toda a certeza, em saias longas com fenda. O recorte na frente, lateral ou parte traseira das maxissaias, não só garante o movimento para caminhar, mas também dá um toque sensual à produção.
Seja de maneira mais discreta, como um pequeno cortezinho, ou em vantajosas fendas, essas saias longas são super estilosas e marcantes.
Pequenos recortes vão deixar a perna à mostra uma vez ou outra, dando um ar de mistério.
Já as fendas maiores, que permitem que boa parte da perna fique à mostra, compõem produções ousadas e sensuais.
Looks com Saia Longa Estampada
Já vimos, até aqui, saias longas pretas, jeans, plissadas, de renda e com fenda. E, se tem uma característica que todas elas podem ter é serem estampadas. As ilustrações ao longo do tecido dão vida à long skirt. Dentre os prints mais usados, selecionamos 4 dicas de como usar saia longa estampada e alguns looks:
Looks com Saia Longa de Oncinha
Estampas animal print têm se tornado um verdadeiro clássico no guarda-roupa feminino. Aposte, sem medo, nas maxissaias de oncinha.
Looks com Saia Longa Listrada
Outro tipo muito usado em longas saias são as listras. Elas, inclusive, ajudam a alongar o visual.
Looks com Saia Longa Floral
Em diversas padronagens, as estampas florais ficam lindas em looks com saia longa.
Looks com Mixes de Estampa
Por fim, aposte em divertidas e ousadas produções que misturam estampas das saias longas com as demais peças.
Como Usar Saia Longa
Apesar de ser uma peça bem democrática, como vimos até aqui, existe um tabu de que as saias longas não são para baixinhas e, ainda, que engordam a silhueta feminina.
A verdade é que qualquer peça pode encurtar, visualmente, o corpo; bem como, escolhas equivocadas podem dar volumes indesejados aqui e ali.
Pensando nisso, separamos dicas de como usar saia longa, para quebrar este mito de vez!
Como usar Saia Longa para Baixinhas
- Aposte em looks monocromáticos: se você acha que as saias longas achatam ou encurtam seu corpo, um visual com uma única cor vai proporcionar uma linha mais esguia.
- Evite quebras da silhueta: cintos ou detalhes muito marcantes na horizontal podem dividir a imagem corporal.
- Modelos muito ajustados na parte de baixo da saia podem afunilar a silhueta e, com isso, dar mais destaque à parte superior do corpo. Esse efeito, portanto, aumenta o tronco e diminui as pernas. Prefira, desse modo, saias longas com corte reto ou evasé – que vai “abrindo”.
- Se possível, prefira saias longas de cintura alta. Elas vão alongar visualmente o seu corpo.
Como usar Saia Longa Plus Size
- Se você quer minimizar volumes em looks com a maxissaia, aposte em modelagens retas, que acompanhem seu corpo com naturalidade
- Estampas, são, sim, permitidas! Mas repense aquelas com padronagens muito grandes, largas ou espaçadas, que podem aumentar a silhueta visualmente.
- Outro tipo de saia longa que você deve evitar, se não quer volumes, é o de peças com texturas e camadas.
- Por fim, todo corpo é lindo! Essas dicas foram somente para diminuir, com técnicas de harmonização, possíveis pontos que te incomodem. Mas, não se prenda a números ou tamanhos, na hora de escolher sua maxissaia. Pense naquilo que veste bem e te faz feliz.
Para mais dicas de moda plus size, confira nossa post completo sobre o assunto.
Dessa forma, as saias longas são muito versáteis, como vimos ao longo de todos esses looks e composições.
Desde a popularização das maxissaias durante as décadas de 1960 e 1970, em estilo hippie e boho, até os dias de hoje, em variados modelos, tecidos e formatos, elas são uma verdadeira peça-chave no guarda-roupa feminino.
Assim, vimos looks e dicas para saias longas pretas, jeans, de renda e com fenda, além dos modelos estampados de oncinha, listras e flores. Por fim, quebramos mitos de que as maxissaias não foram feitas para as baixinhas e gordinhas, com dicas práticas para quem se incomoda com isso.
E então, bora testar novos looks com saia longa?
Evani says
Olá boa noite mulher com 1 m e 60 qual o tipo de saia longa fica melhor pindada ou gode