Finalmente aquela sua grande amiga, prima ou parente vai se casar. Você teve a honra de ser convidada para estar com ela, em lugar de destaque, durante o casório. Para ficar ainda mais bonita no importante dia, confira este manual prático de maquiagem para madrinha de casamento.
Veja como escolher o tipo certo de make para combinar com seu vestido, além de dicas sobre o que usar em cerimônias realizadas durante o dia ou à noite. Acompanhe com a gente!
Índice
Maquiagem para madrinha de casamento
A missão de ser madrinha requer uma série de atividades. Entre elas, está a importante tarefa de testemunhar perante a igreja, órgãos oficiais, família e sociedade como um todo o amor e a união do casal.
Para esse momento tão marcante, haja meses de preparativos! E não são somente os noivos que se encarregam desta longa tarefa. Mas, todos os participantes mais próximos ficam com significativos compromissos.
As madrinhas, além de servirem como conselheiras e ombro amigo para as noivas, têm a responsabilidade de se preparar adequadamente para o grande dia.
Entre as diversas escolhas, está definir tipo de vestido, sapato, acessórios, penteado e maquiagem. Tudo isso para celebrar, da maneira mais bonita possível, o matrimônio dos afiliados.
O importante para um look perfeito é saber combinar tudo adequadamente, de forma harmônica. Se o vestido já um destaque da produção, imagina o quanto importante é a maquiagem para que tudo saia maravilhoso durante o grande dia!
Assim, elaboramos um manual completo com dicas para te ajudar na escolha da make que combine certinho com a cor do seu vestido.
Em seguida, separamos outras sugestões bem bacanas para você acertar em cheio na maquiagem para usar em casórios realizados durante o dia e, depois, nos feitos à noite. Confira!
Confira Outros Assuntos:
Como combinar maquiagem com cor do vestido?
É muito comum que as noivas escolham a cor – ou cores – da roupa das madrinhas e dos padrinhos. Como elas estão bem a par de todos os detalhes do casamento, nada mais normal do que definirem as colorações que mais irão harmonizar durante o evento. Neste caso, é só seguir as orientações dos anfitriões da festa.
No entanto, também acontece de os noivos não definirem qual cor será usada nos vestidos e ternos. Aí, fica a seu critério adotar uma que melhor se adapte a seu tom de pele, gosto pessoal e ocasião.
Assim, seja por escolha dos afiliados, seja por sua própria decisão, a cor do vestido é um elemento que costuma vir primeiro, quando as madrinhas começam a definir o look para o casamento.
E, a partir dessa informação, é que o penteado e a maquiagem da madrinha de casamento serão escolhidos, a fim de gerar um visual bem bonito e harmônico para o dia.
Uma dica principal para a escolha de cores é seguir uma “regrinha”:
- Se o vestido for de cor quente: maquiagem de cor fria.
- Se o vestido for de cor fria: maquiagem de cor quente.
Essa combinação vai gerar maior equilíbrio e harmonia para a composição.
Por fim, fica a dúvida: devo usar o mesmo tom do vestido na maquiagem?
Esse tipo de combinação já foi muito usada, há um tempo atrás, na Moda. Hoje em dia, no entanto, ela não é muito comum. Se você quiser apostar nas mesmas cores, tudo bem. Mas as tendências de beleza apontam para uma harmonização entre as colorações sem, necessariamente, usar os mesmos tons. Quer saber como fazer isso? Vamos mostrar, agora:
Azul
O azul é uma cor fria, basicamente falando. Dessa forma, a tendência é apostar em produtos de maquiagem em cores quentes, a fim de equilibrar o visual.
Invista, desse modo, em colorações que tenham mais “amarelo” em sua composição. Assim, tons alaranjados, avermelhados, acobreados e dourados são bem recomendados para makes usadas junto com vestidos azuis.
Para as mais discretas, essa maquiagem pode ser quente no blush, por exemplo, levemente puxado para a cor laranja.
Já para aquelas madrinhas que não abrem mão de uma make mais pesada, a ideia pode ser apostar em um olho bem carregado, com diferentes tons de cobre.
Por fim, para as mulheres que gostam de brilho e bastante glam, abusem da make dourada!
Azul Royal
O Azul Royal é frio e tem uma cor aberta. Ele tem sido cada vez mais escolhido para os vestidos de madrinha e pode formar looks maravilhosos para o grande dia!
Para isso, as dicas e sugestões dadas anteriormente também se aplicam. No entanto, tenha cuidado com uma questão: o Royal Blue tende a ser bem forte e marcante!
Assim, escolha uma paleta de cores quentes para a sua maquiagem de madrinha de casamento, mas tenha cuidado para que elas não criem conflito.
Para isso, procure usar makes não tão carregadas ou chamativas, a fim de gerar harmonia entre o vestido e o rosto. Prefira, ainda, sombras, batom e blush mais claros.
Azul Tiffany
Assim como o Azul Royal, o Tiffany é bem marcante só que de uma outra forma. Enquanto o primeiro vai mais para o tom escuro, o segundo é puxado para o claro.
Por isso, o frio e aberto Azul Tiffany precisa de cuidados redobrados na escolha da maquiagem. Assim, cores quentes, escuras e fechadas irão trazer harmonia para o visual da madrinha que usar o vestido nesta cor.
Uma dica é caprichar na hora de maquiar os olhos, a fim de aumentar o contraste dessa região. Ou, caso você prefira apostar na boca, prefira batons com fundo acobreado.
Rosa
O romântico rosa também surge como uma grande aposta para os vestidos de madrinha de casamento.
Ao contrário do azul, que tende a ter tons frios na maior parte de suas aplicações, o rosa pode variar bastante entre ser quente ou frio. Veja como ele pode mudar:
Assim, para usar aquela regrinha de combinação entre coloração do vestido e da make, tente identificar qual o fundo predominante da sua roupa.
Caso seja mais evidente um fundo azulado, o rosa é frio e, assim, acompanhe as dicas que demos para vestidos de cor azul.
Mas, se você conseguir ver um pouco mais de amarelo, é um rosa quente e, dessa forma, aposte em maquiagens com cores frias.
Para este caso, opte por sombras, lápis de olho e blush com cores como cinza, prata, azul e violeta. O batom, por exemplo, pode vir em cores tradicionais, como o vermelho, mas com fundo frio. Pense, ainda, em opções como o nude mais neutro.
Rosé
O tom rosé vem sendo muito usado pelas madrinhas, nos casamentos. Ele tem uma pigmentação bem peculiar do rosa, tornando a romântica – e até infantil – cor em uma escolha mais adulta e moderna.
Geralmente, ele tende a ser quente e, por isso, as cores de maquiagem frias são as mais indicadas.
Além disso, ele funciona quase como um nude para mulheres de pele mais clara. Se esse é seu caso, você pode usar e abusar de makes bem impactantes, para dar mais vida ao visual.
Se você tem pele morena ou negra, no entanto, o rosé vai funcionar na direção oposta, gerando contraste entre sua cor natural e a do vestido. Por isso, pense em fazer uma maquiagem mais sutil, a fim de equilibrar os pesos.
Pink
Essa é a escolha para madrinhas ousadas! Ao contrário do rosé, que pode funcionar quase como um nude, o pink é aquela cor que chega praticamente antes da pessoa que a usa!
Esse rosa também tende a ter um fundo quente e, dessa forma, todos os componentes da make podem ser frios. Como ele é bem chamativo, por si só, dê preferência a produtos e técnicas que resultem em uma maquiagem mais discreta.
Vermelho
O vermelho é, por definição, uma cor quente. Porém, ele pode ter tonalidades e nuances tanto quentes, quanto frias, você sabia?
Para facilitar nosso entendimento por aqui, vamos focar na coloração quente, ok? Caso você veja que o seu vestido é na temperatura oposta, pode pescar as sugestões que demos para tons frios, logo acima.
Naturalmente, o vestido vermelho é uma cor impactante e marcante. Qualquer madrinha que esteja de red dress ficará poderosa!
Assim, para arrasar no dia do casamento, você pode apostar em um olho bem marcado, em nuances frias como cinza, chumbo ou prata.
Mas, se sua ideia é valorizar o sorriso, invista em um batom bem marcante para acompanhar o look. Inclusive, há quem garanta que uma boca vermelha é a combinação imbatível para usar com o vestido dessa mesma cor.
No entanto, se você preferir uma make mais discreta, também pode apostar na composição certeira entre olhos bem delineados, boca com uma “corzinha” e um blush para dar uma corada no rosto.
Marsala
O marsala vem ganhando força a cada temporada. O tom inspirado na cor da bebida vinho, fabricada na cidade que lhe deu o nome, é bem elegante e sofisticado.
Ele é mais fechado do que o vermelho e recebe mais pigmentação rubra do que o vinho tradicional. Além disso, a gente percebe uma queda até para o marrom, em alguns casos. Assim, podemos dizer que ele é uma cor “vinho avermelhada”.
Essa tonalidade tem sido muito escolhida para os vestidos de madrinha, nas últimas temporadas de casamento. Para acompanhar essa cor quente, nada melhor do que uma maquiagem em chumbo, cinza até chegar a tons bem frios do branco.
Como o marsala é um tom bem fechado e escuro, você pode optar por usar uma make mais leve e clara, para contrabalancear o peso da cor.
Confira também nosso post completo sobre Cabelo Marsala.
Verde
Outra escolha tradicional para o vestido das madrinhas é a cor verde. Suas diversas tonalidades são frequentemente desfiladas nos casamentos. Assim, do tom pastel mais claro ao verde mais fechado e escuro, essa é uma cor-coringa para os casórios.
Mas, como combinar a maquiagem com essa coloração? Da mesma forma que vimos no “rosa”, o verde recebe nuances quentes e frias. Por isso, tente identificar que fundo tem a cor do seu vestido.
Sobre essa informação, siga a dica que temos dado por aqui:
Verde quente – maquiagem fria
Verde frio – maquiagem quente
Inspire-se com essas misturinhas perfeitas para o grande dia:
Depois de todas essas dicas e sugestões para acertar em cheio na combinação entre cor do vestido e da maquiagem, chegou a hora de vermos como escolher o melhor tipo de make para eventos realizados durante o dia e para os feitos à noite. Confira:
Maquiagem para Madrinha de Casamento de Dia
Apesar de ainda ser um evento formal, o casamento celebrado durante o dia pode ser um pouco mais casual do que os realizados à noite.
Dessa forma, sua maquiagem pode ser mais leve, sem muitas informações impactantes no seu rosto. Uma boa cobertura de pele e pigmentos estratégicos para realçar sua beleza natural podem ser suficientes, até!
Por ser em plena luz do dia, evite cores muito fortes, brilhos acentuados e técnicas de contorno, por exemplo, muito marcadas. Até porque, sob o sol, a tendência é que esses elementos não funcionem muito bem.
Sendo assim, lembre-se de tomar cuidado com os raios solares, passando o protetor antes dos produtos de make. Por fim, procure por itens que tenham maior resistência ao suor e umidade, como os que são à prova d’água.
Maquiagem para Madrinha de Casamento à Noite
Se durante o dia, a maquiagem da madrinha tende a ser mais discreta, com cores claras e nada muito marcado, para a noite, todas as técnicas estão liberadas!
Mas, claro, com bom senso e observadas algumas informações, como a cor do vestido, é possível pensar em diferentes tipos de make para o casamento.
Assim, olhão, bocão e contornos bem marcados estão liberados. Dê preferência em balancear o visual, apostando em apenas um desses elementos de impacto.
No entanto, se você não quer nada muito chamativo, também pode ficar despreocupada. Para se maquiar como madrinha para casamento à noite, mas de forma mais simples e discreta, você pode se inspirar nas makes abaixo:
Com esse manual prático para maquiagem para madrinhas, esperamos que você consiga definir sua make com muito mais segurança! Aproveite a festa!
Veja também, Maquiagem para Casamento (convidadas).
Lirian says
Todas surreais! Esses modelos de maquiagem é lindo demais, de maquiagem para iniciante a profissional com suas dicas!!!
Parabéns.
Ana Paula says
Adorei todas as dicas
E gostaria de saber que tom de maquiagem. devo usar pois vou ser madrinha de casamento em novembro e o tom escolhido para as madrinhas foi coral.
Sou morena,( não morena clara) e gostsria de algumas dicas.