Qual a primeira peça de roupa que você vê, quando olha para alguém? Se respondeu que a blusa, você não está sozinha. Pois é, geralmente, os modelos de blusas são a primeira impressão que temos no vestuário de uma pessoa. Por isso, a escolha acertada da peça é essencial para um look certeiro.
Blusa x camisa
Antes de tudo, vamos por partes. Qual a diferença entre blusa e camisa? Não se tem uma definição unânime sobre o assunto, mas, o certo é que elas são a peça do vestuário usada para cobrir a parte de cima do corpo.
E, assim, blusa, camisa, camiseta, camisete, regata, etc, são modelos diferentes dentro de uma mesma categoria, que vamos chamar de TOP, ok? Então, vamos ver um pouco mais sobre cada uma delas!
Confira Outros Assuntos:
Blusa
No geral, as blusas são inteiras, têm mangas e uma gola. Vem, aliás, dessa definição a palavra em inglês “T-shirt”, em que shirt significa “camisa” e “T” é o formato típico das blusas.
No entanto, “blusa” acaba sendo um termo genérico para peças sem muitos detalhes, fechamentos ou adornos, usadas na parte de cima.
Por isso, qualquer outro modelo de top pode ser chamado assim, com grandes variações de características, modelagens e tecidos.
Camisa
Ao contrário das blusas, as camisas têm fechos na frente. O formato tradicional tem mangas curtas ou compridas, fechamento com botões e colarinho ou gola.
Pelo seu formato, dessa maneira, as camisas são associadas a uma moda mais social. Elas são, além disso, a peça debaixo dos ternos e roupas para ocasiões especiais.
No entanto, ela também já ganhou versões mais casuais e despojadas.
Camiseta
A camiseta é o termo em Português para o que explicamos como “T-shirt”: mangas curtas e sem abotoamento. O modelo é muito fabricado em algodão ou outros tecidos semelhantes. E, por fim, pode vir em cores lisas ou com alguma estampa na parte da frente ou das costas.
Regata
Assim, ainda dentro de blusas, o modelo regata é um tipo de top, sem mangas e inteiriço e sem fechos na frente. Geralmente, tem alças de espessura média ou fina e tem o chamado decote nadador, na parte traseira da peça.
Camisete
A camisete, outro dos modelos de blusa, é uma peça que veio do universo da moda íntima.
Inicialmente usada sob vestidos ou outras peças como forma de evitar a transparência, ela é um tipo com alcinhas. E pode, assim, ser mais ou menos justa e em variados materiais.
Por fim, os modelos de blusas podem variar bastante em formas, tecidos e acabamentos.
Além disso, o termo é genérico e pode definir qualquer tipo de peça da parte de cima do vestuário, que fique exposta e que esteja em contato direto com o corpo.
Dentro da categoria, no entanto, existem formatos mais conhecidos, como a camisa, camiseta e camisete.
Dessa forma, a gente vai passar daqui pra frente, entendendo “blusas” como essa categoria-mãe, que vai acolher todas as subcategorias que vimos, está bem?
Blusas da Moda – Tendências Inverno 2024
A moda muda com uma velocidade muito grande e, para acompanhar essa rapidez, algumas dicas ajudam. Assim, para entendermos as tendências de modelos de blusas, a gente pode desmembrar a peça dessa forma, para simplificar:
- Decote: a linha superior da blusa
- Mangas: o tecido que cobre os braços
- Silhueta: os contornos que a blusa tem
Para o outono/inverno 2024, a trend para blusas são as golas carecas e rolês. Por isso, o formato escolhido para aquecer os dias mais frios do ano é o das peças com decote alto ou arredondado em blusas de moletom ou tricô.
Outra tendência que aparece para os modelitos da estação mais fria do ano são as cores em tons terrosos, como marrom e vermelho tijolo, além de tons de amarelo mostarda e creme.
Aposta certeira para fall/winter 19, as estampas em animal print ficam perfeitas para os mais variados modelos de blusa feminina. Além disso, o xadrez, é claro, também é a cara do inverno.
Já as apostas em mangas trazem modelagens mais soltas aos braços, em peças oversized. É puro conforto e estilo.
Por fim, os modelos de blusa da moda vêm mais soltinhos ao corpo, em silhuetas mais retas (sem marcar a cintura) e um pouco mais compridas, às vezes passando da altura dos quadris.
Assim, depois de passarmos pelas blusas da estação, é hora de vermos os clássicos e atemporais modelos de blusas, em variadas versões.
Camisas Sociais: os modelos de blusas para o trabalho
Ainda está para ser criado um modelo de blusa tão bem alinhado com ambientes formais do que as camisas.
Afinal, seu tipo com mangas e abotoamento, permite criar um visual mais sofisticado e elegante, ideal para um look de trabalho. Além disso, a variedade de materiais torna essa peça um clássico que se deve ter no guarda-roupa feminino.
Modelos de Blusas Feminina
Tem blusa para todo gosto!
Se você prefere um modelo mais casual, para o dia a dia, tem. Se o estilo escolhido é um mais sensual, também tem diversas opções. Se a ideia é se vestir para causar, em alguma ocasião especial, tem muita alternativa linda também!
Por isso, vamos dar uma volta pelo gigante – e encantador – universo das blusas.
Blusas T-shirt
Lembra de que falamos sobre o modelo em T? Pois é, um dos mais tradicionais formatos de blusa fica bem em diversos looks. A peça é muito associada a uma moda mais street.
Seu estilo básico é a tela perfeita para receber as mais variadas estampas. Inclusive, esse é o modelo favorito para desde manifestações políticas a frases engraçadas.
Aposte em combinações:
Blusa T-shirt + calça jeans: uma combinação clássica das camisetas.
Blusa T-shirt + Saia de oncinha para um contraste de estilos.
Blusa T-shirt + terninho para um look mais social, com pitadas fashionistas.
Blusas Ciganinha: dos anos 90 para sempre
Quem não se lembra dos modelos de blusa ciganinha da “Babalu”, personagem da novela Quatro por Quatro, da Globo? Assim, a peça foi eternizada no imaginário feminino e, por meados dos anos 2010, voltou para ficar.
Decote ombro a ombro, babados e franzidos são as características mais marcantes deste modelo. Essa combinação fica ótima em looks dos românticos aos casuais, passando pelos fashionistas. Quer ver?
A composição do tom rosé com os laços e babados dá o ar romântico à blusa ciganinha.
O xadrez, os ombros de fora, o decote franzido e a amarração na frente, junto com a calça jeans destroyed e o look casual está completo.
Por fim, o mix de babados, bolinhas do efeito texturizado do próprio tecido, o tule e a cor lavanda – também vista no cinto – fazem uma composição de um fashionismo romântico.
Blusas de Renda: o clássico feminino
A renda é um tipo de tecido de intrincadas tramas. A vaporosidade, o mostra e esconde dos desenhos e transparências faz desse material uma ótima escolha para os modelos de blusas.
Já falamos da origem e dos tipos de renda, neste post. Clique agora e saiba mais.
Dentre os materiais rendados, além da renda tradicional, temos: tule, crochê, bordados, guipure e muitos outros tipos.
Por isso, claro, a quantidade de modelos de blusas de renda também varia muito. Separamos, assim, alguns exemplos encantadores:
A blusa branca de bordado inglês, com mangas, junto com o cinto largo e calça jeans, tem uma pegada western.
A blusa de decote ombro a ombro, com detalhes rendados e bordados decorativos, compõe um look boho chic, associada ao short de cintura alta – também branco.
Modelos de blusas de renda de gola alta também ficam perfeitas! Neste clique, a peça não tem forro e a leve transparência, entre as tramas pequenas, deixa um sombreado do sutiã. Um arraso!
E, por falar em transparência, a blusa segunda pele em tule monta composições arrasadoras!
Blusas de Seda: elegância e sofisticação
Assim como as camisas femininas são muito associadas a looks de trabalho, as blusas de seda também se encaixam bem nessa categoria.
O tecido de brilho acetinado, caimento leve e toque suave, certamente, são características que dão um toque de leveza e feminilidade em composições mais formais.
O formato tradicional de camisaria, com gola arredondada, além dos punhos que afofam as mangas, deixam a blusa de seda perfeita para o ambiente de trabalho.
Para além do trabalho, as blusas de seda também ajudam a compor looks super elegantes para festas e ocasiões formais.
Por fim, opções diferenciadas, como camisete, deixam os modelos de blusas de seda maravilhosas. Abaixo, uma blusa de alcinha, com amarração, combinada a uma calça de veludo verde.
Blusas de Tecido: para toda as horas
Já falamos das blusas de renda e de seda. Porém, existem outros materiais para compor os tops que são muito procurados, como linho, viscose e crepe, por exemplo, que são bem diferentes entre si.
Assim, cada tipo de matéria-prima vai ter uma utilidade e função dentro da construção da roupa. Umas permitem maior respiração da pele, outras, mantém o corpo mais aquecido.
Por isso, na hora de escolher entre os modelos de blusa, veja qual o melhor tipo de tecido para a ocasião em que você pretende utilizá-la.
Enquanto isso, vamos vendo vários mix de blusas.
Blusas de linho aparentam um frescor sofisticado. Aposte na combinação com jeans ou calças sociais.
A viscose pode ter várias formatações, com maior ou menor peso, no resultado final do tecido. No entanto, é um material que, geralmente, apresenta um bom caimento e toque suave. É uma ótima escolha para blusas.
Direto dos vestidos de festa para as blusas, o crepe é um tecido muito usado em modelos mais sociais de camisas e blusas.
Modelos de Blusas Estampadas
Já vimos modelos de blusas da estação, camisas sociais, T-shirt, ciganinha, blusas de renda, seda e outros tecidos. Agora, é hora de se encantar com as estampas!
Até mesmo as ilustrações estampadas nas roupas vão e voltam na moda. Mas existem alguns padrões que podem ser considerados verdadeiros clássicos de estamparia.
Por isso, preparamos uma seção inteira dedicada aos modelos de blusas estampadas 🙂
Blusas Xadrez
O tartan é uma das estampas mais comuns para blusas. Como não se lembrar da camisa xadrez do estilo grunge? Ou, até mesmo, num tom mais country?
Além destas padronagens típicas de camisaria, a estampa xadrez também aparece em outros tipos, como o Vichy, e em outras cores, como verde e amarelo.
Blusas Listradas
Outra estampa que é um sucesso, sempre, é a listrada. Seja na horizontal ou vertical, mais finas ou mais espessas, juntinhas ou mais espalhadas, as listras marcam presença nos modelos de blusas.
Blusas de Bolinhas
Por fim, outra estampa clássica nos modelos de blusa é o petit pois. O tipo tradicional é o de pequenas bolas, em uma única cor contrastada com a cor de fundo; além disso, o seu tamanho costuma ser pequeno.
Mas, isso tem mudado e as bolinhas podem vir espalhadas pelo comprimento do tecido variando em tamanho, cor e espaçamento.
Dicas para escolher o modelo de blusa perfeito para você
Depois de todo esse processo de entender a diferença entre os modelos de blusas, camisas, camisetas, regatas e camisetes, passamos pelas tendências que serão moda na próxima estação.
Em seguida, conhecemos um pouquinho sobre os principais tipos de blusas – da t-shirt até as blusas de tecido. Por fim, vimos as clássicas estampas de camisa: xadrez, listras e bolinha.
Mas, e agora, como escolher tipo ideal? Aqui, vão algumas dicas rápidas:
- Primeiro, pense em que ocasião você quer usar a peça. Isso ajudará a definir modelagens e tecidos;
- Depois, avalie as condições de tempo: blusas em linho e viscose, por exemplo, tendem a ser mais fresquinhas, enquanto modelos em lã mantém o corpo mais aquecido;
- Avalie acabamentos e adornos, para ver se eles estão de acordo com a qualidade que você espera;
- Pense nas opções de calças, shorts e saias que você já tem. Blusas não se vestem sozinhas e, para um look perfeito, todo o conjunto precisa estar em harmonia;
- Teste! Experimente os modelos de blusas, veja a que melhor se adapta ao seu formato de corpo e a que mais faz o seu estilo.
- Por fim, use aquilo que te faz bem!
Nélida Franquis says
Gostaria de aprender a cortar está blusa!