O primoroso trabalho rendado faz dos modelos de vestidos de renda um dos preferidos entre as mulheres. A delicada aparência, que cria desenhos e transparências no corpo feminino é, portanto, uma marca no mundo da moda.
Mas você sabia que existem diversos modelos do tecido?
Pois é, além dos modelos tradicionais que conhecemos, várias outras tramas também são consideradas como renda.
Por isso, separamos aqui vários tipos de vestidos rendados, para você se encantar. ♥
Índice
Renda-se às rendas
O processo de confecção da renda é um trabalho demorado e custoso – por isso, seu alto preço. Além disso, existem maneiras mecânicas e manuais, que perduram até os dias de hoje.
Sua origem, no entanto, é datada do início das civilizações abissínias, segundo o Dicionário de Moda (2015). O mesmo livro informa quais os tipos de renda e, assim, são os principais:
- Bordado Inglês
- Crochê
- Guipure
- Macramê
- Tule
- Renda
- Bilro
- Chantilly
- Honiton
- Guipure
- Entre outras
Surpreendente, não? Para ser considerada renda, Emily Angus, autora do livro, considera “a estrutura intrincada” e o “trabalhoso processo de confecção” do tecido.
E, apesar de técnicas modernas que tingem as rendas, é muito comum que elas sejam vistas em suas cor originária – geralmente, o branco ou tons off-white.
Aqui mesmo, no Brasil, nós temos processos encantadores de tear renda, como o bilro, frivolité e toalha de bandeja, que também confeccionam vestidos maravilhosos.
Então, vamos aos vestidos de renda?
Confira Outros Assuntos:
Modelos de vestidos de renda curtos
Já falamos com mais detalhes, aqui no blog, sobre os Modelos de vestidos curtos: opções que vão do trabalho até a festa. Confira mais detalhes, acessando agora.
Enfim, resumidamente, as saias dos vestidos chegam a ter 7 comprimentos diferentes. Para serem considerados curtos, dessa forma, a altura da bainha tem que estar acima dos joelhos.
Esse modelo é uma ótima opção para os dias mais quentes, pela leveza e transparência sofisticada. Os curtos rendados conseguem, assim, passar por ambientes dos mais descontraídos até aos mais sociais.
Além disso, funciona muito bem para passeios ao ar livre, praia e campo. Tem tudo a ver, não acha?
O vestido de renda branco, com alcinhas, em formato sereia, é de uma sensualidade delicada e velada.
Modelo de vestido tubinho, com decote em V e barra maior do que o forro, têm efeito sofisticado e elegante.
Também aposte no mix tule + bordados vazados para ter, assim, um look bem refinado.
Já o vestido de renda com alça em detalhes rendados e barra rodada é puro romantismo.
Modelos de vestidos de renda curtos com babados e laços são ultra românticos.
Por outro lado, o modelo com mangas médias e modelagem mais soltinha garante um visual boho.
Os vestidos curtos de renda também podem ter um estilo hippie chic em modelagens amplas e com técnica tie dye de pintura.
A saída de praia também está garantida com o vestido rendado curto.
Em contrapartida, os modelos de vestidos de renda conseguem imprimir, até mesmo, um estilo gótico ao visual, com ajuda do preto.
Também é possível “pesar” o look com um vestido de renda curto, acrescentando, assim, meias e um belo casaco preto.
Ainda seguindo o estilo Hi-Lo, uma escolha bem acertada para equilibrar o visual com os vestidos de renda é apostar em jaquetas de couro.
Modelos de vestidos de renda longos
Os modelos de vestido de renda longos são muito comuns para serem usados em várias situações. Dentre elas, estão a praia, onde ele funciona muito bem como saída de praia mais sofisticada.
E, por outro lado, com o material certo e bons acessórios, os longos rendados são perfeitos para ocasiões especiais como casamentos e formaturas.
Tem um material bem aprofundado sobre os mais diversos longos, aqui, no blog: Modelos de vestidos longos: um guia completo. Saiba mais.
Uma opção mais casual, com a trama da renda bem aberta e espaçada, funciona como uma saída de praia espetacular!
Um vestido rendado frente única, com camadas de babados, tem, assim, o giro e a leveza ideais para um passeio de fim de tarde.
Sem dúvida, as versões com decote ombro a ombro, silhueta sereia e muitos babados funcionam como uma ótima peça de transição entre ambientes informais e os mais elegantes.
Para transformá-los, então, em peças mais formais, escolha acessórios mais refinados, um bom salto e o look fica perfeito para eventos sofisticados.
Além disso, tramas mais elaboradas e cores dão o toque de festa aos vestidos rendados.
Um bom modelo de vestido de renda longo nem precisa de mais nada! Afinal, os próprios detalhes da intrincada trama formam desenhos incríveis.
Até mesmo os rendados com cara de artesanal podem compor um look de festa. O modelo de vestido de renda longo, com decote profundo em V é ou não é lindo?
Longe do estereótipo de que vestido de renda preta é coisa de viúvas em luto, o pretinho nada básico pode ser, assim, um espetáculo poderoso!
E, da mesma forma que com os curtos, também dá para fugir da delicadeza da renda com os vestidos longos. Por isso, a cor preta, por si só, já pesa bastante o look.
Modelos de vestidos de renda midi
Nem longos, nem curtos, os vestidos de comprimento midi tem uma medida específica. Assim, sua altura fica bem no meio da panturrilha e varia deste ponto um pouco mais para cima ou para baixo.
O modelo, que vai e volta na moda, está super em alta nas últimas temporadas. Por isso, está se tornando, de vez, um clássico no guarda-roupa das mulheres.
Dessa forma, é claro, também tem muitas alternativas maravilhas de modelos de vestidos de renda midi. Vamos conferir?
A leveza e delicadeza das rendas são elementos perfeitos para compor um look romântico.
Nesse midi, então, as mangas volumosas, associadas à cintura levemente marcada, compõem um visual doce e delicado.
Quem disse que um midi rendado não pode ser uma peça fashionista? Fugindo do ar sensual associado à renda vermelha, a composição de modelo de vestido tomara que caia, junto com óculos de armação branca e casaqueto colorido resultou, assim, nesta composição divertida e alegre.
Por outro lado, olha que interessante este look: o vestido midi branco, com mangas compridas e volumosas, tinha tudo para ser uma peça puramente romântica.
Mas, a ajustada modelagem sereia e a transparência de boa parte do modelo a transformaram em um modelo de vestido de renda midi com sensualidade velada.
Indo para um contraponto das rendas, modelos de vestidos de renda na cor preta e no tamanho midi compõe um visual na medida! Afinal, o peso da cor é balanceado pela vaporosidade da renda e do tule, como neste look.
E, além disso, a altura da bainha equilibra as formas.
Modelos de vestidos de renda para festa
Desde que foi criada, a renda vem sendo usada de diversas maneiras. Umas das principais características dos tecidos rendados é, justamente, ser usado como matéria-prima para vestidos de festa.
Assim, seja para roupinhas de batismo ou vestidos de casamento, em peças românticas ou mega sensuais, os modelos de vestidos de renda são a cara dos eventos festivos.
Por isso, separamos uma parte especial para você se inspirar com os rendados para ocasiões especiais. Tem um mais lindo do que o outro; então, vamos ver!
Quanto mais trabalhada a renda, mais informações para o look! Esse modelo tem tramas intrincadas, que formam diversos desenhos.
A modelagem bem justinha ao corpo associada à mini capa rendada criam um look sensual na medida.
Já neste tipo de alcinhas, o vestido de renda de tamanho midi tem fenda que vai até o topo da coxa. É um tipo simples, na modelagem e padrão da renda, mas, bem sexy e poderoso.
Até para os curtos, os modelos de vestidos de renda são uma boa opção para festas. O tipo tubinho com a borda rendada garante elegância e sofisticação.
Além de variar em cor e modelagem, uma alternativa bem interessante é buscar novos padrões de renda, como neste modelo de trama ajustada, mas grandes desenhos. É sucesso, na certa.
Os modelos de vestidos de renda para festa ficam uma graça só com saias rodadas. Neste exemplo, o decote profundo em V é usado para pesar o tom leve – quase etéreo – do look.
E por fim, os modelos de vestidos de renda para festa podem vir também na cor preta.
Mas, para não pesar demais o look, alternativas como esta peça abaixo, que tem o fundo nude, ajudam a equilibrar a composição festiva.
Nos rendemos 🙂
Apesar de ser surpreendente, vimos que as rendas têm uma infinidade de modelos. E tipos como tule, bordado inglês e macramê também são consideradas variações deste tecido.
Por isso, com tantos formatos e padronagens, a renda é uma escolha bem acertada para looks que vão dos casuais aos mais sofisticados.
No entanto, a os modelos de vestidos de renda são, comumente, usados em ocasiões festivas. Por isso, o que não falta, são peças encantadoras para as festas.
Por fim, sejam os modelos curtos, longos ou os midi, com estilo mais romântico, gótico ou sensual, certamente tem um vestido de renda lindo, perfeito para o seu gosto.
E então, se rendeu aos modelos de vestidos de renda?
Deixe um comentário