Quem diria que uma peça feita para ser usada durante trabalhos pesados se tornaria um clássico de moda? Pois é, o denim é item quase que indispensável no guarda-roupa feminino. E, assim, durante os anos, ele passou de macacões e calças brutas a lindíssimos modelos de vestidos jeans.
Com tantas peças diferentes, que foram surgindo ao longo do tempo, fica até difícil escolher um modelito, não é verdade? Por isso, fizemos um guia com 60 looks maravilhosos, pra todos os gostos e estilos, a fim de inspirar a você!
Índice
Origem dos jeans – dos campos de trabalho para as passarelas
“O tecido de Nimes”, como era conhecido inicialmente, começou a ser produzido na França, no fim do século XVIII. O material, confeccionado em algodão sarjado, tinha alta resistência, durabilidade e não precisava de grandes cuidados. Maravilha, né?
Logo assim, a Marinha e trabalhadores do campo europeus perceberam a funcionalidade do denim e o adotaram para fazer suas calças e roupas de trabalho. Existe uma história, aliás, de que o nome para o tecido vem desses marinheiros.
Segundo se conta, eles chamavam os seus próprios trajes como “genes”, provavelmente, pelo local onde trabalhavam – o Porto de Gênova. O forte sotaque italiano, com o tempo, foi transformando a palavra até o som que conhecemos hoje: “jeans”.
Confira Outros Assuntos:
Jeans viajante: de terras europeias para a América
E, assim, dos portos europeus, o denim passou a se espalhar pelo mundo. Então no século XIX, quando chegou em terras norte-americanas, o alemão Levi Strauss percebeu que a roupa dos trabalhadores de minas não eram adequadas. Devido à rotina pesada, os materiais que os mineiros usavam se desgastavam facilmente.
Strauss, desse modo, levou o jeans para um alfaiate e produziu calças com o material, nos Estados Unidos. Os primeiros modelos eram na cor marrom e foram sofrendo mudanças, conforme a calça ia se popularizando, até chegar aos modelos de cor azul índigo, como conhecemos atualmente.
Pouco a pouco, assim, o material começou a se tornar mais popular e, no século XX, o jeans era o favorito dos jovens e rebeldes do cinema. O denim foi se popularizando, então, e tomando novas formas, como jaquetas, coletes, saias, camisas e, claro, os modelos de vestidos jeans.
Além disso, a matéria-prima também mudou, recebendo elasticidade, lavagens e cores diferentes, entres outros beneficiamentos. Se antes, o tecido era visto como matéria-prima que refletia a masculinidade e virilidade, agora, além disso, ele passa por todos os estilos e gostos – sendo, inclusive, a escolha de maisons de Alta Costura.
Modelos de vestidos jeans
Como deu pra gente ver, rapidamente, o jeans é um material muito versátil, que consegue captar a essência de diferentes estilos. Por isso, o que não falta é opção!
Os jeans dresses, no entanto, requerem um cuidado especial. Diferentemente dos modelos em viscose, seda ou tecidos elásticos, por exemplo, os vestidos em jeans, em grande parte das vezes, precisam ter um fecho auxiliar, como botões ou zíper.
Isso porque o denim é um material um pouco mais pesado e, mesmo em versões com elasticidade, é difícil de expandir o suficiente que dê para vestir por cima do corpo. Por isso, atenção ao fecho do modelo escolhido, para não passar sufoco na hora de vestir ou tirar a peça.
Assim, como prometido 🙂 vamos aos 60 modelos para você se inspirar.
Modelos de vestidos jeans longos
Com esse histórico que vimos, seria inimaginável usar o jeans em vestidos longos, não é mesmo? Mas, graças aos beneficiamentos do tecido, que proporcionam materiais mais leves e elásticos, é possível ver peças mais compridas, sim. E, sem dúvida, são encantadoras!
Uma dica de ouro ao usar os maxidresses em jeans é se atentar à barra. Por ter um comprimento longo, é preciso que as pernas tenham liberdade para caminhar. Por isso, modelagens muito ajustadas da parte do joelho para baixo tendem a limitar os movimentos.
Prefira, desse modo, modelos de vestidos longos jeans com uma fenda na parte detrás ou da frente, para garantir uma caminhada tranquila.
A frente com botões e amarração, além da modelagem que acompanha a silhueta, faz desse modelo de longo uma peça que valoriza o corpo feminino, de maneira elegante.
Tipos mais soltinhos e com tecido mais leve, também, são ótimas opções de modelos de vestidos jeans longos.
Além disso, uma altenartiva maravilhosa para os maxidresses jeans é optar por lavagens diferenciadas. Aqui, o modelo tem tons mais claros:
Modelos de vestidos jeans midi
Febre nas últimas temporadas, os vestidos midi também aderiram ao denim. A peça tem altura que vai até o meio da panturrilha e tem de modelagens mais amplas e soltas a tipos mais justinhos e colados, acompanhando a silhueta do corpo.
Por isso, a regra da aberturinha na saia também é muito importante nos midis, a fim de facilitar a caminhada.
Uma forma de tornar o jeans menos bruto é optar por traços bem femininos. Neste caso, o decote ombro a ombro, a cintura marcada por um cinto denim, formando laço, e o detalhe das mangas fez desse midi um puro sucesso.
Os midi rodados são um clássico! Por isso, também aposte nesta silhueta, dando toques bem modernos a ela, ao escolher os modelos de vestidos jeans.
Por fim, modelos mais ajustados ao corpo também são uma ótima escolha, nos jeans midi. A jardineira sobrepondo uma blusa branca de manga longa, com babados, compõe um estilo romântico bem moderno.
Modelos de vestidos jeans curtos
Os modelos de vestidos jeans curtos são os que mais apresentam variedade de tipos, apesar de a peça ter um comprimento menor. A altura da bainha fica diretamente sobre o joelho ou acima dele, indo ao tamanho micro, que cobre somente o essencial mesmo.
Aliás, já tem um post completíssimo sobre os vestidos curtos, já viu? Então, acessa agora.
Os mini dresses, inclusive, podem vir em versões tomara que caia, com alças, mangas curtas ou longas, além de uma infinidade de decotes. Já as saias também variam bastante, sendo retas, rodadas ou, mesmo, nos contornos sereia.
Os tipos curtos com saia rodada têm uma pegada bem “menininha”. Em contrapartida, neste modelo, as alças finas, trançadas na parte detrás, dão o toque sensual à peça, deixando as costas à mostra.
Já peças com cara de camisão têm um ar mais descolado. O mix de vestido jeans + casaco amarrado à cintura deu o toque final de street style ao look. Aposte nesta combinação.
Se a ideia é mesmo um look mais sexy, modelos de vestidos jeans bem ajustados ao corpo, acompanhando os contornos, são pura sensualidade.
Modelos de vestidos jeans com botões
Além dos midi, os modelos de vestidos jeans com botão estão super em alta. O modelo, que geralmente, tem uma modelagem estilo “avental”, vem com alças de largura média e uma silhueta reta do topo à saia. A linha do decote, aliás, também costuma ser reta.
Porém, isso tudo sofre adaptações e, com muita criatividade, vai sendo mudado de peça para peça.
E, como já falamos, os botões são grandes aliados dos jeans dresses. Esse fecho, dessa forma, ajuda bastante a vestir a peça. Além do que, sem dúvida, os detalhes na parte da frente dão todo um charme ao modelito.
A versão tradicional da peça é um charme só!
Além disso, também dá para apostar nos vestidos jeans com botões durante os dias mais frios. Para isso, invista em sobreposições e o look fica super estiloso.
E, por fim, as variações dos jeans dresses com botão também são encantadoras.
Modelos de vestidos jeans chemise
Chemise, de camisa, já se auto explica. Esse formato de vestido parece um camisão. Geralmente, com golas e mangas típicas de camisaria, os modelos de vestido jeans chemise são muito versáteis, confortáveis e estilosos.
Com golas, mangas e botões como de uma camisa, a versão jeans do chemise é super versátil.
A chemise também pode variar. Assim, neste look, a versão tem gola como de camisa, mas abertura sem botões, e uma estilosa estampa animal print.
O cinto arremata a cintura deste modelo de vestido jeans, valorizando a silhueta e deixando a peça mais feminina.
Modelos de vestidos jeans jardineira
Um clássico do denim, as jardineiras vão e voltam, porém, sempre figuram no imaginário das meninas. O vestido é feito para ser usado sobre uma camisa ou top, já que as alças são rebaixadas e o formato do seu decote não cobre os seios por completo.
O modelo é muito associado a uma moda mais jovem e descolada, mas também pode ser usado por todas as idades, com combinações bem interessantes.
O modelo clássico costuma vir com um bolsinho na parte da frente, além do fecho das alças com botão.
Looks mais elaborados, com os acessórios certos – como o lenço e bolsa – e a jardineira já ganha ares mais “adultos”.
Será que dá para usar jardineira jeans sem blusa por baixo? Modelagens mais amplas dizem que sim.
Por fim, depois desse breve histórico da origem do jeans, sua chegada aos vestidos e os diversos tipos, já conseguiu escolher um favorito, ao seu gosto? É difícil, né? Mas, por que escolher um só quando se tem tanta peça linda?
Bruna Maia says
com as suas dicas agora deu pra ter uma visão melhor de como devo fazer, muito obrigado por comptartilhar com esse artigo, fico muito grato vlw.
Muito Obrigado!
edilza says
23 de agosto de 2019
Amei!! são lindos adoro jeans
muito obrigada!!! pelas dicas