Eles já fazem parte da História da Moda desde muito cedo e, claro, também das nossas histórias. Os modelos de vestidos longos passeiam entre os mais diversos estilos e gostos, épocas temporais e momentos da vida da mulher – e, acredite, também dos homens! Por isso, neste guia, vamos ver essa longa lista de usos dos maxidresses, com dicas para usar sem medo.
Índice
Uma breve história – os vestidos nasceram longos
Os modelos atuais de vestidos longos surgiram como um tipo de vestimenta utilizada tanto pelas mulheres, como pelos homens.
A opalanda, como a peça era conhecida até meados do século XIX, servia como uma espécie de bata, envolvendo todo o corpo. Assim, sua finalidade era cobrir os cidadãos de diversas civilizações.
Indo ainda mais distante na História da Moda, os vestidos são marca registrada da Grécia Antiga, Roma Antiga, Egito e tantas outras culturas.
Aliás, as peças de comprimento maior são a marca dos primeiros vestidos. Afinal, as peças de tamanho curto só foram popularizadas nos anos 1960, com as criações de Mary Quant.
Por isso, apesar de existirem alguns modelos menores, ao longo da História, os milênios de existência dos vestidos se dão em peças que vão até os pés.
E, de lá para cá, os modelos de vestidos longos foram passando por diversas civilizações e culturas.
Vestido do século XVII Vestido hippie dos anos 1970
Sejam os tipos europeus de silhueta exagerada dos anos 1700, sejam os despojados maxidresses hippie, dos anos 1960, ou, ainda, os versáteis modelos dos anos 2000, a verdade é que os maxi vestidos conseguem caminhar por variados gêneros e estilos.
Como são construídos os vestidos longos
O vestido é formado, basicamente, por três elementos: decote, saia e silhueta.
Dessa forma, para entendermos os variados tipos, é importante observar essas informações dos modelos. O que vamos ver, a seguir:
Confira Outros Assuntos:
Modelos de Vestidos Longos: Decotes
Se o que define o modelo longo é o comprimento da saia, o decote dos maxidresses sempre variou muito. Ora mostrando bastante pele, ora cobrindo todo o colo, as linhas que definem a parte de cima dos vestidos são as mais variadas.
Assim, alguns dos principais decotes em vestidos longos são:
Vestidos longos decote princesa
O decote princesa tem esse nome devido ao uso recorrente deste tipo em vestidos reais. Sem dúvida, símbolo de feminilidade e delicadeza, esse decote já foi muito associado a vestidos românticos e delicados. Hoje, funcionam bem em vários modelos.
Além disso, essas linhas superiores do vestido são comuns em modelos de vestidos longos de festa.
Vestidos longos tomara que caia
Este tipo de vestido não tem alças e deixa o colo em bastante evidência. A linha do decote pode variar em mais reta ou curvilínea, achatando ou dando mais volume para a região.
A ausência de alças e mangas faz com que ele não tenha sustentação para os seios. Por isso, esse modelo não é recomendado para mulheres de seios fartos.
Vestidos longos ombro a ombro
A linha que percorre os ombros de uma ponta a outra vai e volta pelas temporadas de moda. Muito parecido com o tomara que caia, ela recebe mangas curtas ou compridas.
Em versões latinas, o decote ombro a ombro ganha babados e volume, destacando, assim, a parte superior do vestido.
Vestidos longos de gola alta
Assim como existem os vestidos longos que deixam bastante pele do colo à mostra, também têm as versões com golas que cobrem toda a parte de cima.
As golas altas em maxidresses alongam ainda mais o visual, criando uma imagem estendida dos pés até a cabeça.
Modelos de Vestidos Longos: Saia
Existem mais de sete comprimentos de saia – a parte debaixo dos vestidos. Dentre esses tamanhos, o que define os modelos de vestidos longos é a extensão do tecido que vai até os pés – mas, sem cobri-los – tapando os tornozelos.
Também existem versões que encobrem os pés e vão além, em caudas gigantescas. Mas, neste guia, vamos falar especificamente sobre o comprimento considerado padrão dos longos, ok?
Além do tamanho, outro ponto que é bem importante de ser observado nas saias é o seu corte.
Como resultado, é isso que vai moldar o corpo feminino, dando mais ou menos movimento. Também existem vários caimentos e formatos e vamos falar sobre os principais deles:
Vestidos longos rodados
Os vestidos longos rodados são modelos clássicos e de muita feminilidade, que figuram no imaginário das mulheres mais românticas.
Seu formato é alcançado através das pregas, que são feitas na saia do vestido durante a costura. Ele varia entre modelos de pregas, distância entre elas e tipo de tecido. Afinal, tudo isso vai influenciar no volume e no peso da saia.
Vestidos longos plissados
A técnica de plissar tecidos foi uma revolução para a época, já que, como vimos, o efeito rodado só era conseguido por meio de métodos de costura.
Desse modo, com a fabricação de tecidos que já tinham o efeito sanfonado, o movimento dos vestidos alcançou outro patamar. Com a técnica, inclusive, o uso de cores metalizadas proporciona efeitos visuais maravilhosos.
Vestidos longos retos
Em contrapartida aos vestidos rodados e plissados, os modelos retos seguem uma mesma linha do alto até embaixo, formando uma silhueta alinhada.
Além de peças colunares, como era comum de se usar no começo dos anos 1900, outros tipos de maxi dresses retos vêm ganhando espaço na moda.
Assim, essa peça pode ser mais soltinha ou mais justa, em variados tecidos.
Entretanto, se for um vestido longo justo, é preciso ter atenção especial: a ponta tem que ter espaço suficiente , que permita às pernas caminharem. Uma aberturinha, na parte da frente ou de trás, é um truque de estilo que ajuda neste ponto.
Vestidos longos sereia
Afinando ainda mais a saia, o tipo sereia é ajustado aos quadris, segue bem colado às pernas até a altura dos joelhos e vai abrindo a forma até os pés. Ou seja, num formato bem parecido, mesmo, com o corpo da sereia – que dá o nome ao tipo de vestido. Contudo, ele varia um pouco nos pontos em que “descola” do corpo e abre a “cauda”, tornando o vestido mais ou menos sensual.
Um detalhe importante, neste modelo de vestido longo, é que ele não pode ser tão justo a ponto de prender as pernas pelo afunilamento da saia. É preciso ter uma espacinho, ali, para que se possa caminhar, sem impedimentos, ok?
Vestidos longos mullet
Ser ou não ser longo, eis a questão.
Se você quer um maxidress, mas também gosta de exibir as perninhas, o tipo mullet é uma ótima alternativa. Mais curto na parte da frente e longo atrás, o inusitado vestido destaca a parte de baixo das pernas.
Geralmente, este modelo é confeccionado em materiais e tecidos fluidos, causando um visual bem leve.
Modelos de Vestidos Longos: Silhuetas
Como vimos, até aqui, um vestido é feito por decote e saia. Juntos, esses elementos compõem diferentes tipos da peça, que variam em altura e linha dos decotes, além do tamanho e corte das saias. Mas, e a silhueta?
De maneira simplificada, silhueta é a forma que o decote e a saia desenham. Além desses elementos, a silhueta também é construída pelas mangas e cintura.
Assim, o contorno dos vestidos é construído de acordo com a posição, tamanho e volume do decote, mangas, cintura e saia.
Cada um desses elementos influencia na construção do todo.
Além disso, os modelos de vestidos longos, pela grande extensão da peça, conseguem brincar com essas informações. Dessa maneira, geram uma variedade muito grande de tipos de maxidresses.
Modelos de Vestidos Longos
Já passamos, rapidamente, pela História dos modelos de vestidos longos. Além disso, conseguimos compreender que eles são formados por decote, saia e silhueta, basicamente.
Agora, é hora de passar pelos estilos e composições dos maxidresses, juntando todas essas informações que vimos até aqui. E então, vamos lá?
Vestidos longos de festa
O comprimento maxi é o preferido na hora de escolher os vestidos de festa. Afinal, os modelos de vestidos longos são, naturalmente, elegantes.
Além do que, o uso de materiais e modelagens sofisticados associado à extensão da peça – que vai do colo até os pés – proporciona umlook refinado e perfeito para eventos importantes.
Geralmente, os longos de festa são confeccionados em tecido como seda, cetim, chiffon, tafetá, renda, entre outros. E, como adorno, recebem com facilidade pedrarias, bordados e recortes estratégicos.
Assim, seja em formaturas, seja em casamentos ou, mesmo em outros momentos marcantes, um belo vestido longo de festa valoriza, com perfeição, a mulher que o veste.
Vestidos longos casuais
Ao contrário dos modelos para festa, os vestidos longos casuais são pensados para serem usados em momentos menos formais. No entanto, nem por isso, deixam de ser elaborados com bons materiais e técnicas.
Essas peças são fabricadas em uma variedade muito grande de tecidos. Por isso, para cada finalidade, um material é escolhido.
Para peças mais vaporosas, por exemplo, o tule é uma das opções. Se a intenção é criar modelos de vestidos longos com aspecto mais carregado, mais pesado, o jeans consegue passar essa densidade.
Além disso, outra opção bem interessante para os maxidresses é o uso de técnicas artesanais de confecção, como tricô e crochê. Os efeitos são os mais variados, indo de peças com aspecto vazado a modelos densos.
Vestidos longos estampados
Entra ano e sai ano e algumas estampas mantêm-se como clássicas no guarda-roupa feminino, não é verdade? Entre elas, três prints não saem nunca de moda. E, sem dúvida, ficam perfeitos nos maxidresses, como vamos ver, agora:
Floral
A infinidade de flores do mundo inteiro aparece, sempre, pelos desfiles e temporadas de moda. Por isso, seja em representações mais romantizadas, seja em opções mais tropicais, a flora é estampada no vestuário feminino.
Além das próprias flores em si, o fundo em que elas são printadas também muda, dando nuances mais suaves – como o padrão liberty – ou pesadas, como o dark floral.
Assim, em diversos padrões, que vão das mini flores até àquelas de tamanho gigante, o floral é escolha certa para vestidos longos.
Bolinha
Apesar de se ater a um único formato – que é o círculo – o petit pois consegue alcançar uma variedade enorme de representações.
A clássica estampa de bolinhas é em duas cores contrastantes, como preto e o branco, com círculos pequenos que seguem um único padrão por toda a extensão do vestido.
Porém, a criatividade também chega aos modelos de vestidos longos em petit pois e as combinações de cores, além de tamanhos diversos, amplia – e muito – as possibilidades deste clássico print.
Animal Print
Assim como o floral, o animal print é a reprodução de elementos da natureza. Só que, desta vez, a inspiração são os animais selvagens.
Esses seres, que povoam a imaginação das pessoas desde o começo dos tempos, causam fascinação pelos seus padrões únicos e elaborados.
Afinal, o que não falta é inspiração: onça, tigre e cobra são algumas das principais estampas animal print que estão sempre em moda para vestidos longos.
Modelos de Vestido Longos para Todas as Estações
Os variados modelos de vestidos longos são escolha perfeita não só para os tempos mais frios, como também para os mais quentes. Com algumas adaptações, as peças compridas podem servir em todas as estações.
Modelos de vestidos longos para inverno
O comprimento do vestido, que vai até os pés, já é uma característica que ajuda – e bastante – na hora de usar o modelo durante os dias mais frios.
Além disso, tecidos mais pesados são alternativas disponíveis, ao optar por um vestido para inverno.
Um truque de estilo que cai muito bem para as estações mais frias é formar looks com casacos e botas. Não fica a cara da estação?
Modelos de vestidos longos para verão
Apesar de parecer contraditório, os modelos de vestidos longos também funcionam muito bem na primavera e no verão.
Durante os meses mais quentes do ano, os maxidresses podem vir em materiais mais finos e transpiráveis. Outra dica é escolher peças com recortes estratégicos, que ajudem a ventilar o corpo nos dias mais acalorados.
Por fim, nos acompanhando desde o começo da Humanidade, até os dias de hoje, em vários modelos e materiais, os modelos de vestidos longos são sempre uma ótima opção para compor looks em diversos momentos. Seja em qual estilo ou estação, tem um vestido longo perfeito pra você 🙂
Maria Cristiana Vieira Lima says
São lindos os modelos amei
Maria says
Adorei suas publicações …maravilhoso. Obrigado!!!