O óleo de coco é um ingrediente natural quase que milagroso, pois apresenta inúmeros benefícios e resultados positivos ao ser usado no corpo, pele, rosto, cabelo, lábios, dentes, gengiva e até para a manutenção da saúde.
Isso porque ele possui em sua composição nutrientes que estimulam efeitos antioxidantes, antifúngico e antibacteriano, além de acalmar e hidratar a pele com alto poder cicatrizante.
Ele também tem um toque suave, que permite boa absorção e ação, permitindo resultados visíveis logo após a primeira utilização.
O aroma também é levemente adocicado, deixando seu tratamento de beleza e cuidados mais agradáveis e sem provocar irritações ou desconfortos.
Enfim, não há motivos para não usar! Continue lendo o nosso post e saiba muito mais sobre o óleo de coco.
Índice
Óleo de Coco
O óleo de coco é um ingrediente natural extraído da polpa do coco, porém ao comprar é possível encontrá-lo na versão 100% extra virgem ou com aditivos e conservantes.
Independente do tipo de utilização, sempre é recomendável usar o 100% natural ou extra virgem sem adição de outros componentes químicos, permitindo ação com mais pureza e sem prejudicar as pessoas mais sensíveis a esses ingredientes.
E ele pode ser usado em inúmeras aplicações desempenhando muitas funções, tornando-se assim, um dos óleos preferidos e mais utilizado pelas blogueiras e mulheres modernas que valorizam a autoestima, sem esquecer da sustentabilidade, dando preferência aos produtos naturais.
Conheça um pouco mais para que serve o óleo de coco.
Confira Outros Assuntos:
Óleo de Coco: Para que Serve?
O óleo de coco é um ingrediente muito utilizado e encontrado em produtos alimentícios e cosméticos devido ao seu custo relativamente baixo e alta promoção de resultados positivos que podem ser identificados em praticamente todos os tipos de pele, cabelos e pessoas.
Esse óleo também pode ser usado na cozinha, auxiliando na alimentação saudável e mais equilibrada, além de proporcionar a redução e eliminação de gorduras.
Para consumi-lo como alimento é possível utilizá-lo para refogar ou grelhar legumes, vegetais, peixes, frango e até arroz, sem alterar o sabor ou aroma original dos alimentos.
No corpo, o óleo de coco pode ser usado como hidratante, esfoliante, para cicatrização, entre outras aplicações, pois ajuda a tratar de forma saudável agindo na recuperação profunda, deixando a pele com menos porosidade, linhas de expressão, manchas e cicatrizes.
No cabelo, ajuda a recuperar e hidratar a fibra capilar, mantendo os fios mais macios, soltos e leves, além de proporcionar brilho e nutrição em todo o comprimento.
Enfim, esse óleo pode ser usado de diversas formas e possui serventias que criam resultados reais e duradouros, quando usada da maneira correta.
Conheça os principais benefícios ao usar o óleo de coco.
10 Benefícios do Óleo de Coco
Os principais benefícios ao utilizar o óleo de coco são:
- Hidratação profunda;
- Reposição dos nutrientes;
- Efeito calmante;
- Redução das linhas de expressão e marcas;
- Ação antioxidante;
- Estimula a renovação celular;
- Possui propriedades antibacterianas e antifúngica;
- Auxilia na cicatrização;
- Possui efeito clareador; e
- Ajuda a tratar pés rachados e micoses.
Como citado anteriormente, além dos benefícios relacionados quando ingerido o óleo de coco também promove resultados positivos à saúde e equilíbrio ao corpo, devido as suas propriedades antioxidantes, além de rica em ácidos graxos, promovendo melhora na digestão, efeito de saciedade e produção de energia saudável.
Assim, caso busque um ingrediente fácil de encontrar, barato e que promova resultados garantidos, use sem medo o óleo de coco.
E para te ajudar ainda mais, reunimos algumas informações muito relevantes de como usar o óleo de coco no dia a dia, contribuindo para a conquista e manutenção da beleza natural. Veja abaixo!
Como Usar o Óleo de Coco
Há diversas maneiras de usar o óleo de coco, promovendo benefícios à várias partes do corpo, estimulando a beleza e equilíbrio no funcionamento do organismo.
Conheça maneiras de usar esse ingrediente natural tão versátil e com alto poder de resultados positivos!
Óleo de Coco para a Saúde
Como já mencionado anteriormente, o óleo de coco ajuda no controle e redução de peso, melhora a digestão, reduz a gordura abdominal e ainda é termogênico, auxiliando na queima de calorias ao longo do dia.
E também é considerada uma gordura mais saudável para ser utilizada nos processos de cozimento dos alimentos.
Com isso, inclua em sua dieta diária a utilização de óleo de coco para grelhar, refogar e até assar, uma vez que esse óleo também pode ser colocado em receitas de bolos, pães e massas, deixando-os menos calóricos, gordurosos e pesados.
Para usar esse ingrediente na cozinha, coloque em média meia colher de sopa para grelhar filés, legumes ou vegetais, considerando uma frigideira de tamanho médio. Essa quantidade é suficiente para cozinhar de maneira adequada, desfrutando dos benefícios desse item natural tão rico.
Quando o óleo estiver em estado líquido, também pode ser usado para no tempero de saladas, deixando um sabor levemente adocicado e agradável.
Caso esteja endurecido não tem problema, para deixar o óleo de coco líquido aqueça a quantidade desejada por 10 segundos no microondas ou deixe em banho maria por alguns minutos.
Isso irá deixar o óleo com aspecto mais líquido similar ao azeite, tornando-o ideal para várias formas de utilização.
Óleo de Coco para o Cabelo
O óleo de coco nos cabelos ajuda a nutrir, repondo lipídeos e selando, a fim de manter as vitaminas e água, tão necessárias para manutenção da hidratação e saúde dos fios.
E devido as suas ações antioxidantes, ele permite a renovação celular contribuindo para o aspecto saudável, fortificação e estrutura robusta.
É possível utilizá-lo direto nos cabelos, desde a raiz até as pontas, com massagens e enluvamento que permitirão uma melhor absorção e consequentes resultados positivos.
Mas antes de aplicar, lave os cabelos e deixe-os levemente úmidos ou secos e então, passe o óleo, conforme descrito anteriormente prendendo depois um coque alto, a fim de permitir melhor ação do produto.
Deixe agir por 1 hora ou caso queira, também é possível deixar por toda a noite e após o período, retire enxaguando de preferência com água fria.
Logo após a primeira aplicação já será possível perceber mais maleabilidade, sedosidade e brilho intenso.
Repita o processo a cada 15 dias ou inclua esse tratamento em seu cronograma capilar.
Óleo de Coco para a Pele
Na pele, o óleo de coco permite uma hidratação profunda, diminuindo aspereza, manchas e até melhorando a aparência das estrias.
Ele pode ser usado sozinho diretamente na pele ou com outro ingrediente esfoliante, como por exemplo pó de café, açúcar ou aveia.
Para usá-lo de maneira eficiente, tome um banho e se possível passe a bucha vegetal na pele, inclusive nas áreas onde exista mais estrias e aspereza.
Depois do banho e com a pele seca, aplique o óleo de coco com movimentos firmes e circulares, deixando-a absorver bem.
Esse processo por ser feito por mulheres grávidas que procuram evitar ou reduzir formação de estrias na região da barriga, seios e quadris.
Com isso, caso seja gestante, inclua a utilização do óleo de coco em sua rotina de hidratação pós banho.
E caso prefira, também é possível fazer a esfoliação, basta misturar três colheres de sopa do óleo, com uma de açúcar, pó de café ou aveia e mexa até ficar bem incorporado.
Após aplique na pele previamente limpa com movimentos firmes e circulares, permitindo melhor ação dos e absorção dos nutrientes.
Deixe o óleo agir sobre a pele por pelo menos meia hora e depois enxague com água abundante.
Ao realizar esse processo uma vez por semana, será possível perceber uma melhora considerável na aparência da pele, bem como elasticidade, clareamento das manchas e sensação hidratante.
Outra forma de aplicação é após processos de depilação que podem deixar a pele irritada e sensível, com isso, um dia após se depilar, aplique uma camada de óleo de coco na área e deixe agir por algumas horas.
Repita o processo por três dias seguidos e depois prossiga com o método uma vez por semana, isso auxiliará na cicatrização e efeito suave à pele danificada.
Óleo de Coco nos Lábios
O óleo de coco in natura também apresenta ótimos resultados quando aplicado diretamente nos lábios, evitando cortes e ressecamento, pois promove hidratação profunda e cicatrização de forma natural e equilibrada.
Para usar no dia a dia, coloque em um recipiente pequeno com tampa e aplique diretamente nos lábios com o auxílio dos dedos e deixe agir por todo o dia, lembrando de repor sempre que necessário.
Essa dica simples deixará sua boca mais bonita, com maciez e tonalidade uniforme, principalmente nos períodos mais frios, como outono e inverno.
Óleo de Coco para os Dentes e Gengiva
Devido as suas ações antibacterianas e antifúngicas, o óleo de coco pode ser usado para amenizar e até curar gengivite e mau hálito.
Assim, pelo menos duas vezes na semana faça bochecho com uma colher de sopa de óleo de coco em estado líquido, mantendo o ingrediente na boca por pelo menos cinco minutos.
Durante o bochecho faça com que o óleo alcance todos os pontos desde os dentes até a bochecha e garganta, permitindo ação de limpeza em todos os cantinhos da boca, contudo não engula o ingrediente, depois do período cuspa e não enxágue com água.
Ao repetir esse procedimento conforme recomendado, será possível observar melhora no hálito e também em possíveis sangramentos da gengiva.
O óleo de coco também pode ser usado como clareador dental, para saber mais, continue lendo e o post e veja como fazer nas receita abaixo.
Óleo de Coco para o Rosto
Ao ser aplicado no rosto, como dito anteriormente, o óleo de coco ajuda a reduzir manchas, marcas de expressão e porosidade, além de deixar a pele bem hidratada e macia.
E devido aos componentes de limpeza, também pode ser usado como demaquilante, retirando mesmo as maquiagens mais pesadas.
Para usá-lo no rosto, basta aplicar com os dedos ou em caso de aplicação demaquilante, com um algodão, fazendo movimentos circulares.
Deixe agir por mais ou menos 15 minutos e depois enxágue a pele com água abundante. E para melhores resultados, repita esse processo de duas a três vezes por semana, intercalando com outros cuidados com a pele do rosto.
E caso sua pele tenha excesso de acnes e inflamações, o óleo de coco também pode ajudar na cicatrização e efeito calmante.
Antes de dormir, basta aplicar um pouquinho do óleo diretamente na área afetada com a ponta do dedo, sem espalhar e após, deixe agir por toda a noite.
No dia seguinte será possível perceber melhora significativa na vermelhidão, além de contribuir para a desinfecção, limpeza e efeito secativo.
E mesmo depois de todas essas informações e formas de usar o óleo de coco, trouxemos algumas receitas caseiras que irão preservar a sua beleza natural e autoestima. Conheça!
Receitas com Óleo de Coco
Alguns ingredientes naturais são perfeitos para compor receitas caseiras e o óleo de coco não seria diferente, ainda mais depois de conhecer todos os benefícios e compostos nutritivos que promovem os inúmeros benefícios à saúde e beleza.
Assim, conheça receitas para fazer em casa de forma simples e barata, com resultados positivos garantidos. Veja!
Óleo de Coco Caseiro
Caso não encontre com facilidade o óleo de coco 100% puro ou não queira comprar é possível fazer em casa com alguns ingredientes simples e baratos.
Para fazer o óleo de coco caseiro serão necessários os seguintes ingredientes:
- 3 cocos de casca marrom;
- 4 xícaras de água coco ou 2 xícaras de água de coco com a mesma medida de água mineral;
- 1 garrafa PET vazia;
- Coador ou tecido fino para filtrar a mistura; e
- Liquidificador para fazer a receita.
Descasque o coco até manter somente a polpa e depois corte-a em pedaços pequenos, reservando a água.
No liquidificador bata a polpa do coco com a água por cerca de 5 minutos e depois passe na peneira, a fim de retirar qualquer resíduo ou pedacinho da polpa.
Após coar, coloque na garrafa plástica e deixe descansar em local estável e sem claridade por 48 horas.
Depois de passado o período, leve para geladeira onde deverá ficar por mais 6 horas.
Ao passar o tempo estipulado, será possível perceber que houve uma separação entre o óleo e a água do coco na garrafa.
Dessa forma, corte a PET próximo ao óleo endurecido e retire com uma colher, transferindo para um recipiente com tampa, onde o mesmo será armazenado.
Esse óleo poderá ser utilizado em todas as aplicações e receitas, além de poder ser guardado por até 3 meses após a produção.
Óleo de Coco para Evitar Cabelos Brancos
O óleo de coco é rico em ácido láurico que estimula o fluxo sanguíneo, regenerando os folículos capilares e também, estimulando a coloração natural dos fios.
Por isso, o óleo de coco pode ser usado para evitar fios de cabelos brancos de forma natural. Veja a receita!
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco;
- Suco de meio limão;
- Recipiente para a mistura; e
- Algodão para a aplicação.
No recipiente misture o suco do limão com o óleo até formar uma pasta homogênea.
Molhe o algodão na mistura e aplique no couro cabeludo, lembrando também do comprimento, contudo não é necessário que estejam previamente lavados.
Aplique bem, massageando principalmente onde há mais fios brancos e deixe agir por 1 hora.
Depois do tempo estipulado, lave o cabelo como de costume e repita o processo no início do tratamento por pelo menos, duas vezes na semana.
A médio prazo irá perceber redução nos fios brancos, além de couro cabeludo mais limpo e hidratado, sem pesar ou deixar oleoso.
Óleo de Coco para Tratar Micoses
As micoses são causadas principalmente por fungos e bactéria, por isso o óleo de coco aliado a outros ingredientes pode melhorar e tratar essa doença comum das unhas e partes úmidas do corpo.
Os ingredientes necessários para essa receita são:
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco;
- 1 colher (sopa) de argila verde;
- 1 recipiente de plástico; e
- 1 colher de plástico ou madeira para fazer a mistura.
No recipiente, coloque o óleo em estado líquido e a argila verde que possui alto poder antifúngico e antibacteriano, estimulando a limpeza profunda, cicatrização e renovação celular, assim como o óleo de coco, mas de forma potencializada.
Misture até formar uma pasta homogênea e aplique uma camada grossa em cima da unha ou local que apresente a micose, deixando agir de 30 minutos a 1 hora.
Após o período, lave com água abundante e repita o processo de duas a três vezes na semana até os primeiros resultados surgirem e depois aumente o intervalo para cada 15 dias.
Essa receita deixará a unha mais saudável e forte, além de prevenir novas doenças e acúmulo de bactérias.
Clareador Dental com Óleo de Coco e Bicarbonato de Sódio
Quer clarear os dentes, sem gastar muito? Então conheça uma receita natural que utiliza somente óleo de coco e bicarbonato de sódio.
Separe os seguintes ingredientes para essa receita:
- 2 colheres (sopa) óleo de coco;
- 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio; e
- 1 recipiente não metálico para fazer a mistura.
Para fazer essa receita caseira é necessário que o óleo esteja em estado líquido, com isso, derreta no microondas por alguns segundos ou em fogo baixo até obter a consistência necessária, mas tome cuidado para não ferver!
No recipiente, misture o óleo com o bicarbonato de sódio até formar uma pasta cremosa e coloque na escova de dentes, como uma pasta dental comum.
Aplique nos dentes com movimentos circulares, incluindo língua e bochechas. Depois enxague com água e repita o processo em média três vezes por semana.
Após duas semana de uso será possível perceber os dentes mais brancos e com menos manchas amareladas.
Caso queira, os dentes podem ser escovados posteriormente com pasta comum.
Gostou das nossas dicas e receitas com o óleo de coco? Então deixe seu comentário e conte-nos sobre os resultados após a aplicação!
Deixe um comentário