Em pleno 2024, quem ainda nunca ouviu falar em Ombré Hair deve estar fora de órbita. A técnica de coloração para os cabelos passou do louro e preto para muitas outras variações. Quer ver como? Acompanhe com a gente!
Índice
Ombre Hair
Ombré Hair é uma expressão francesa que significa, na tradução literal, “cabelo sombreado”. Por volta dos anos 2000, famosas como Britney Spears e Aaliyah apresentaram ao mundo a técnica e, de lá pra cá, ela só se popularizou e ganhou mais adeptas.
A princípio, ela ficou muito conhecida pelos tons escuros da raiz e que iam clareando até chegar às pontas loiras. Mas, com o tempo, novas tonalidades e colorações exploraram o sombreamento capilar, produzindo resultados apaixonantes!
Se você está pensando em mudar um pouco seus cabelos, iluminando as madeixas, o Ombré Hair é uma ótima opção. Mas, também, dá para fazer verdadeiras transformações com o procedimento, vamos conferir?
Confira Outros Assuntos:
Cabelo Ombré Hair: inspirações de famosas
No universo das artistas e celebridades, o Ombré Hair é queridinho. Inspire-se com algumas das mulheres mais influentes do mundo das famosas com a técnica de sombreamento para cabelos.
As irmãs Kardashian já apostaram nas madeixas coloridas em diferentes tons. As empresárias do show business são referência em novas modas e tendências. Assim, não poderia ser diferente com os cabelos, né?
Beyoncé também já iluminou os cabelos em intensidades variadas. A cantora vai dos lisos aos cacheados, em diversos comprimentos.
Por terras brasileiras, Fernanda Lima é uma adepta do Ombre Hair, com suas raízes mais escuras do que as pontas do cabelo. A atriz e apresentadora usa tons bem claros em contraste a um castanho/mel.
Fernanda Lima
Sandy é outra que, vire e mexe, mantém os cabelos sombreados. Será que a cantora vai manter o Ombre Hair para a turnê deste ano?
Como Fazer Ombré Hair
A vontade de iluminar os cabelos está grande, mas a grana, curta? Ou você não quer esperar para ir ao salão? Bem, o ideal é que você vá até a um(a) profissional de sua confiança, que avalie suas madeixas com cuidado e, assim, indique a melhor forma de fazer o sombreamento.
Porém, se você quer mesmo testar o Ombré Hair, daí, da sua casa, seguem algumas dicas e passo a passo para você mesma fazer.
- Vista uma capa sobre a roupa ou coloque alguma peça que possa vir a manchar, caso o descolorante vaze;
- Desembarace, penteie e separe os cabelos em mechas de pequenas porções;
- Prepare o descolorante, seguindo as instruções do fabricante;
- Aplique cuidadosamente em cada uma das mechas, em separado. Lembrando que a ideia é dar um efeito esfumado abaixo da raiz;
- Envolva as mechas com papel alumínio, tendo o cuidado de ser o mais rápida possível, para evitar que fiquem desiguais;
- Seguindo as instruções do fabricante, deixe agir pelo tempo necessário;
- Por fim, enxague o cabelo, retirando todo o produto;
- Para um resultado melhor, finalize o procedimento com uma hidratação. Seu cabelo agradece 🙂
Cores de Ombré Hair
O Ombré Hair começou usando cores naturais do cabelo em suas tonalidades mais claras e escuras, brincando, assim, com o sombreamento desses tons.
Hoje, no entanto, com a tecnologia da indústria de cosméticos, já é possível pintar as madeixas das mais variadas cores. E, dessa forma, fazer novas sombras e misturas de colorações, como vamos ver, agora:
Ombre Hair Mel
Para quem tem os cabelos castanhos claros ou escuros, essa é uma ótima alternativa para iluminar os cabelos, de forma suave e até natural. A técnica de Ombre Hair Mel, assim, proporciona tons delicadamente mais claros na ponta dos cabelos, gerando um contraste não tão grande.
Fica como se as madeixas tivessem sido levemente queimadas de sol, sabe como? É um efeito maravilhoso!
Ombre Hair Loiro
Se a ideia é iluminar de vez, o Ombre Hair Loiro é a escolha certa. Tanto em cabelos mais claros, quanto para aqueles com raiz bem escura, as pontas loiras são um verdadeiro sucesso!
Por fim, para criar um contraste alto, mantenha a raiz na cor preta e as pontas platinadas.
Ombre Hair Platinado
O platinado é aquele loiro que chega próximo ao branco, mesmo! Tenha efeitos incríveis com essa técnica que deixa as pontas do seu cabelo esbranquiçadas.
Além das cores naturais do cabelo, o procedimento Platinado também fica ótimo em colorações diferentes, criando esse gradiente até a parte debaixo das madeixas.
Ombre Hair Caramelo
Muita gente confunde o Ombré Hair Caramelo com o Mel. No entanto, as tonalidades são diferentes, já que o caramelo é um pouco mais escuro do que o mel.
Pensa nesses dois alimentos, mesmo: o primeiro, com sua cor de açúcar queimado e, o segundo, com aquele tom mais clarinho.
Assim, esse sombreamento fica perfeito para dar aquele toque de luz ao cabelo castanho escuro ou, evidentemente, na cor caramelo.
Ombre Hair Cabelo Preto
Para aquelas que têm as madeixas na cor preta, o clareamento fica em dois lados: ou bem suave para dar aquela iluminaçãozinha, ou bem contrastante, para gerar bastante impacto visual, mesmo.
Assim, se você é do time das mulheres de cabelo preto, inspire-se com essas fotos:
Vermelho
Agora, é hora de a gente entrar no universo das mais ousadas! Seja em vermelhos mais fechados ou seja em reds bem abertos e chamativos, a técnica de gradiente também pode ser aplicada.
O bacana, aqui, é que dá pra brincar de diferentes maneiras. Dessa forma, pode-se ter um cabelo ruivo e clareá-lo até uns tons mais abaixo nas pontas, como também, dá para usar o vermelho como o efeito de sombra. Quer ver como? Acompanhe com a gente:
Azul
Quer criatividade e estilo? Então, aposte no Ombré Hair Azul! Assim como o vermelho, a coloração pode ir se desfazendo até chegar a um tom mais claro na parte debaixo dos cabelos, como pode ser o elemento de sombra.
Marsala
Da família dos vermelhos, o Marsala fica perfeito em cabelos mais escuros. O tom mais fechado, próximo ao vinho, vai acendendo o visual até as pontas das madeixas.
Perolado
O loiro perolado é de um brilho que só ele! O tom mais suavizado e glam garante luz à qualquer rosto! Seja em fundos mais escuros ou claros, o sombreamento Perolado fica incrível e apaixonante.
Ruivo
Nesta técnica, usa-se mais os tons próximos ao ruivo natural para criar o efeito gradiente. Assim, o Ombré Hair Ruivo tem tons vermelhos e alaranjados, fazendo esse efeito de sombra entre a raiz e as pontas do cabelo.
Cinza
A moda de deixar os cabelos grisalhos naturalmente está cada vez mais forte, mas não é sobre isso que estamos falando. Com a técnica, pinta-se o cabelo em tonalidades de cinza, a fim de dar um contraste com o fundo escuro das madeixas.
Tipos De Ombré Hair
Como vimos até aqui, a técnica de Ombré Hair cria um jogo impressionante de luzes e sombras no cabelo. Não somente no tradicional loiro, mas em diferentes cores e combinações de tonalidades, a técnica degradé pode ser em tons caramelo, vermelho, preto, enfim… são várias as possibilidades.
Agora que já passamos pelas variadas colorações, é hora de ver como o procedimento fica maravilhoso em diversos comprimentos de cabelo. Para as madeixas mais curtas e médias, cacheadas ou lisas, o resultado é realmente encantador. Confira, abaixo!
Ombre Hair Cabelo Curto
Engana-se quem pensa que o efeito luminoso só é possível para os longos. O procedimento também fica deslumbrante em cabelos curtos, dando destaque às pontinhas dos fios.
Ombré Hair Cabelo Médio
Os cabelos médios também se beneficiam do procedimento capilar. O clareamento do comprimento dos cabelos até as suas pontas fica maravilhoso em madeixas que passam – mas nem tanto – da altura dos ombros.
Ombré Hair Cacheado
Os cachinhos ganham outra vida com suas pontas tingidas de cor diferente. Seja clareando dentro da mesma coloração, seja inovando e buscando novas cores, o Ombre Hair Cacheado fica de tirar o fôlego!
Ombré Hair Cabelo Liso
Os cabelos lisos ganham uma nova vida com a técnica de tingimento. O jogo de luzes e cores dá movimento e balanço para as fios escorridos. Além disso, eles também podem usar tonalidades e colorações diferentes das naturais, como falamos sobre os cacheados.
Luzes Ombré Hair
Existe uma pequena diferença entre luzes e Ombré Hair. As luzes tradicionais, como técnica de pintar os cabelos, consiste em separar os fios em pequenas mechas e tingí-los desde a raiz até às pontas. Já o Ombré Hair começa o procedimento capilar do meio para o fim do comprimento dos cabelos.
Assim, o resultado entre esses dois métodos é diferente. Mas, isso não quer dizer que um exclua o outro. É possível, dessa forma, fazer luzes clareando parcialmente os fios desde a raiz e, por sobre elas, clarear ainda mais intensamente todo o comprimento do cabelo, a partir do meio dele.
O resultado é um topo de cabeça não tão escuro, com alguns fios mais claros e o meio até as pontas totalmente claros. Vamos conferir como fica?
Ombre Hair Em Morenas
A pele morena também se beneficia com o Ombre Hair. Por meio da técnica de clareamento gradual do cabelo, as pontas ficam mais iluminadas e dão destaque especial ao rosto feminino.
Tons mais caramelizados e fechados tendem a ficar mais harmônicos para esse tom de pele.
Ombre Hair Em Negras
As negras, em suas variadas colorações e tonalidades, também ficam ainda mais maravilhosas com a técnica de sombreamento. As luzes jogadas nas pontas dos cabelos iluminamm e finaliza com perfeição o corte e penteado.
Seja em cachos dos mais variados formatos, seja em cabelos lisos ou afro, o Ombre Hair fica incrível nas negras.
Assim, vimos o que é o procedimento capilar Ombré Hair, em sua tradução literal do francês: “cabelo sombreado”. Na sequência, nos inspiramos com famosas que são adeptas das madeixas mais claras nas pontas, como as Kardashian e Fernanda Lima.
Em seguida, fizemos um tutorial rapidíssimo e fácil para você testar a técnica em casa. Mas, lembre-se: aconselhamos sempre a ida a um profissional de confiança!
Depois, conhecemos e nos inspiramos com as mais variadas cores do sombreamento capilar: mel, loiro, platinado, caramelo, preto, azul, marsala, perolado, ruivo e cinza! Ufaa.. após tantas opções, conseguiu escolher uma favorita?
Mas não paramos por aí! Vimos como o Ombré Hair pode se adequar a todos os tipos de cabelos, indo não somente nos longos, como nos cortes curtos e médios, além de passar pelos lisos e cacheados.
Após isso, mostramos a diferença entre luzes e Ombré Hair e como as técnicas de tingimento podem ser complementares, em visuais de tirar o fôlego.
Por fim, vimos como o sombreamento capilar também pode ficar maravilhoso em mulheres de pele morena e negra, realçando e destacando os traços do rosto feminino.
E então, depois de todas essas 70 fotos e dicas, já conseguiu se animar para dar uma renovada nas madeixas? Conte para a gente qual vai ser sua transformação 😉
Gabriela says
Show