Colocar brincos já é parte da nossa cultura. Desde pequenas, as meninas recebem joias logo nos primeiros meses, ou mesmo, dias, de vida. No entanto, outro hábito está se tornando comum entre as jovens: colocar piercing na orelha. E não são somente as mulheres, mas homens também vêm aderindo à moda.
Conheça, dessa forma, os nomes e a localização dos mais famosos piercings, além de ver fotos de joinhas delicadas, como a de coração. Por fim, confira os cuidados que se deve ter na colocação dos adornos. Ao final, tem um bônus, com diversas fotos de piercings na orelha colocados por homens.
Você não pode perder 🙂
Índice
Piercing na Orelha
No Brasil, desde muito pequenas, as meninas têm suas orelhas furadas para a colocação de brincos. Os furos são feitos em ambas as partes do corpo, de maneira simétrica nos lóbulos.
Mas, outras formas de usar acessórios na orelha já existem há muitos anos e em várias culturas. É assim que, pouco a pouco, diferentes maneiras de fazer furações e de usar joias vêm aparecendo para a gente.
Desse modo, não somente nos lóbulos, mas por toda a extensão dessa parte do corpo, outras furações são feitas e novos piercings são colocados.
Você sabe os nomes de todos eles? Basicamente, sua nomenclatura está relacionada com a localização do acessório. Assim fica mais fácil para descobrirmos, não é verdade?
Veja, assim os nomes mais comuns para piercings na orelha:
Confira Outros Assuntos:
Helix
Sabe o piercing de cartilagem, aquele de argolinha, tão comum por aqui? Pois é, ele tem um nome mais específico: Helix.
Sua furação é feita exatamente sobre a Hélice da orelha. Ele pode ser usado como argola, com piercings ferradura, com bolinha ou spike, ou brincos de pino.
São um dos mais feitos e procurados e ficam maravilhosos.
Tragus
Outra perfuração que está se tornando muito popular é a do Tragus. Essa é a parte que “liga” sua orelha ao rosto.
Nele, são colocadas diversas joias, como pontos de luz, bolinhas de metal, spikes, argolas fechadas, ferraduras, joias desenhadas, entre outros.
É a febre entre os piercings femininos, especialmente, pela sua delicadeza e as diversas opções de acessórios – um mais lindo do que o outro.
Dá uma olhada em como a joia no Tragus fica perfeita!
Daith
Esse piercing na orelha promete ser a tendência da vez! O Daith fica acima do Tragus, na primeira curvinha do pavilhão auricular.
Além de estar super em alta por ser um ponto diferente para colocar a joia, existem até relatos de usuários que tiveram suas dores de cabeça amenizadas, depois do uso do acessório. Assim, seria um ótimo e alternativo remédio até mesmo para as enxaquecas.
Ainda segundo a acupuntura, o ponto do Daith está relacionado ao sistema digestivo e, portanto, estaria também relacionado ao alívio de problemas nessa região.
Não há ainda comprovação alguma sobre a relação entre o uso do piercing no Daith e a melhora de sintomas de enxaqueca e dores digestivas.
Mas, para quem quer fazer uma nova perfuração super tendência, pode ainda se beneficiar de um possível alívio a incômodos corporais. É unir o útil ao agradável, hein?
Confira como fica essa gracinha de joia aplicada ao Daith.
Transversal ou Industrial
Como o próprio nome diz, o Transversal atravessa a orelha de um lado a outro.
Também chamado de Industrial, esse modelo teve seu auge nos anos 2000, mas volta com tudo! E, assim, também é muito pedido nos estúdios de body piercing.
A joia pode ser uma peça reta e inteiriça ou ter desenhos e detalhes por seu comprimento. Além disso, ela também é vista como corrente, dando um charme a mais ao acessório.
As suas arestas são, geralmente, bem decoradas. Assim, além das tradicionais bolinhas e spikes, muitos outros formatos são vistos para prender o piercing, como setas, corações e outros detalhes.
Olha que bacana:
Rook
Também chamado de anti-helix, essa localização é conhecida como uma das mais doloridas! Portanto, se você não tem tanta sensibilidade à dor ou é bem corajosa, pode apostar nesta posição da orelha!
O resultado, é claro, é super compensador. E, assim, o Rook fica um charme só.
Ficando na dobrinha interna do pavilhão auricular, o acessório pode vir como argola aberta ou fechada com ou sem bola, ferradura, barra curva ou banana, entre outros.
Dá uma olhada em como fica super estiloso esse piercing na orelha:
Snug
O Snug pode causar confusão com o Rook porque ele também é chamado de Anti-Helix. Porém, sua localização é diferente.
Enquanto o Rook fica na dobrinha superior à entrada do ouvido, o Snug fica na dobra inferior dela. Assim, ele também está em posição oposta à hélice, mas, de forma contrária.
Geralmente, são usadas as barras curvas de fina espessura e pequeno comprimento. Argolas bem delicadas são usadas, da mesma maneira.
Esse piercing não é tão comum de ser visto. No entanto, a gente não pode negar que fica pra lá de estiloso. Assim, se você está buscando um acessório diferente para usar, pode apostar na furação do Snug.
Veja só como ficam as joias colocadas neste lugar:
Anti-tragus
Que tal fazer um “segundo furo” diferente? Se você já ampliou a furação tradicional de brinco, no lóbulo, para dois, três ou até quatro furos, pode inovar ao fazer o Anti-Tragus.
Em direção oposta ao Tragus – que, agora, já conhecemos -, essa perfuração atravessa o local onde, tradicionalmente, é feito o segundo furo de orelha. Assim, ela vai da dobra colada ao lóbulo até a parte interna.
O Anti-Tragus pode ser usado sozinho, mas aparece bastante com outros brincos e perfurações, como o próprio segundo furo e o Tragus.
Para esse local, são usadas a barra reta e curvada, além de argolas. Para as barras, além de bolas e spikes, também aparecem diversos formatos para prender o piercing.
Que tal inovar nas furações da sua orelha e colocar o piercing Anti-Tragus?
Conch
Esse é para quem gosta de se aventurar pelo universo dos piercings! O Conch é uma perfuração que faz com que a joia atravesse, de um lado a outro, a orelha.
O furo é feito bem na base interna do pavilhão auricular e, com isso, o acessório vaza por ele.
Para ficar mais delicado, são usadas argolinhas finas, com pedrarias e outros adornos. Mas, se você prefere algo mais pesado e ousado, pode apostar nas barras retas.
O piercing Conch é super estiloso e está surgindo como uma tendência forte para o ano. Com as joias certas, é uma perfuração que fica mega estilosa!
Confira como usar o Conch sozinho ou com outros piercings na orelha:
Outer Conch
Outer Conch, a exemplo do Conch que falamos anteriormente, é a furação que atravessa a orelha de um lado a outro. Mas, em posição contrária, ele fica na base superior do pavilhão auricular.
Ao contrário dos outros tipos de piercing, com o Outer Conch é comum que sejam feitos dois, três ou até mais furos em sequência.
Argolas, nesse caso, não são muito usadas. Assim, as barras retas e curvas, além dos tradicionais brincos de pino, são as joias mais utilizadas para essa perfuração.
E você, já tinha visto esse tipo de piercing na orelha? O conhecia pelo nome correto?
Veja também: Piercing no Umbigo e Piercing no Septo
Piercing na Orelha Delicado
Se você gosta mesmo é de piercings mais delicados e fofos para usar na orelha, não pode deixar de ver essas joinhas!
Desse modo, não importa se são argolas fechadas ou abertas, labret, barras retas ou curvas ou os tradicionais brincos pendentes! O bacana, aqui, é encontrar acessórios mais refinados, com banho bonito e pedrarias impecáveis.
Os formatos são bem diversificados e, além de modelos tradicionais, também encontramos formas e desenhos curiosos, como insetos, animais e outros.
Dá uma olhadinha nessas fofuras de piercing de orelha mega delicados:
Piercing na Orelha de Coração
O romântico coração está sempre presente no imaginário feminino. Por isso, é claro, ele tem presença forte nos formatos de piercing de orelha.
É muito comum ele ser usado como acessório para Helix, Daith, Tragus e Rook. Olha como os corações ficam delicados e fofos no piercing:
Piercing na Orelha – Cuidados
Para usar os diferentes tipos de piercing na orelha, como Helix, Tragus, Transversal, Conch e outros, é preciso muito mais do que vontade – e coragem! – para fazer os furos.
Ao se decidir pelas perfurações, é imprescindível ter alguns cuidados antes e depois da colocação. Assim, veja essas recomendações e cautelas necessárias para a colocação do acessório:
Cuidados para antes de colocar o piercing
- Pesquise bastante antes de se decidir pelo local;
Assim, veja as fotos acima, confira outras pessoas usando e, desse modo, escolha uma parte da orelha em que você realmente queira colocar a joia; - Faça as perfurações com um profissional qualificado;
Só um body piercer capacitado poderá fazer o procedimento de forma adequada. Com seu conhecimento, ele saberá exatamente onde fazer a furação, com que método e com quais ferramentas e itens. Além disso, ele deverá seguir regras de higiene e segurança. - Vai doer – um pouco ou muito -, mas vai;
A orelha está sendo furada e recebendo um “corpo estranho”. Por isso, naturalmente, seu corpo receberá estímulos de dor. Pode ser que, durante o procedimento, seja necessário usar um tipo de anestésico local.
No entanto, em algum momento, você sentirá o incômodo de colocar o piercing. Assim, já vá para o estúdio do body piercer ciente de que você sentirá dor na colocação ou depois do furação.
Cuidados para depois de colocar o piercing
- Siga, à risca, todas as recomendações do profissional;
Se você seguiu a etapa de pesquisa do body piercer, deve ter buscado referências do seu trabalho e, dessa forma, fez a escolha do melhor profissional, certo?
Por isso, deve estar segura para seguir as recomendações que ele passou. Afinal, é a pessoa com conhecimento e prática de muitas perfurações de piercing. Portanto, faça tudo o que ele recomendar para os cuidados e boa cicatrização da área. - Veja alguns cuidados básicos:
- Lave bem as mãos antes de mexer no acessório;
- Higienize adequadamente a área perfurada;
- Use joias de furação por, pelo menos, 5 meses;
- Evite aplicar cosméticos na região com piercing;
- Evite remover a joia antes de 12 semanas.
Piercing na Orelha – Masculino
Não pense que são somente as mulheres que usam piercing na orelha. Os homens já quebraram a tradição brasileira de que brincos nos lóbulos seriam somente para meninas.
Dessa maneira, eles estão usando os acessórios em outras partes do pavilhão auricular. Assim, também fazem perfurações nos principais lugares escolhidos, como Helix, Tragus, Daith, Transversal, Rook, Snug, Anti-tragus, Conch e Outer Conch.
As joias são as mesmas usadas pelas mulheres, mas com temáticas e adornos um pouco diferenciados. Portanto, argolas, barras retas ou curvas e tantos outros acessórios são usados com muito estilo pelos homens.
Confira essa seleção de fotos:
Depois de tantas fotos e dicas, já se animou para fazer o novo piercing na orelha?
Ana Júlia says
Olá aqui é a Ana Júlia, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.