O piercing no septo é um acessório estiloso, que impõe personalidade e muita atitude.
E nos últimos anos, invadiu o rosto da blogueiras, famosas e fashionistas, devido a sua versatilidade e possibilidade de esconder, o que sugere discrição para alguns ambientes e momentos, como por exemplo, no trabalho.
Quer colocar, mas ainda têm dúvidas?
Fique tranquila, pois nesse post trataremos de assuntos práticos e importantes para saber antes e depois de fazer a perfuração.
Continue lendo e saiba mais sobre o piercing no septo!
Índice
Piercing no septo
O piercing no septo, nos últimos anos ganhou bastante destaque, contudo ainda existem muitas ideias controversas quanto ao aspecto desse acessório.
Mas o que ninguém pode negar é que, quem adere por esse adereço, com certeza é alguém com muito estilo e personalidade que busca um visual marcante.
Contudo, o que muitos não sabem é que o piercing no septo já era utilizado há cerca de 5000 anos, por civilizações muito antigas.
Na Papua Nova-Guiné, o septo era perfurado e carregava um adorno com penas e cores, que indicavam a passagem da infância para a fase adulta.
Já os Astecas, usavam uma joia no nariz para demonstrar sua posição social e essa prática é comum até hoje no Panamá com os índios da etnia Kuna, que usam argolas de ouro no septo.
Atualmente, esse acessório é utilizado no mundo todo, como sinal de modernidade e muito estilo.
Confira Outros Assuntos:
Piercing no septo dói?
A dúvida de muitos sobre o piercing no septo é sobre a dor no momento da perfuração.
E caso, essa seja uma das suas maiores questões, saiba que o piercing no septo dói durante a perfuração, contudo a sensibilidade após a colocação da joia pode incomodar mais do que o próprio furo.
Isso porque, o septo é uma cartilagem um pouco mais rígida do que o restante da estrutura nasal. Contudo a perfuração é bem rápida, durando no máximo 2 minutos.
Ela é feita com o profissional body piercing segurando o septo, com um pegador, parecido com uma tesoura, mas sem ponta e com um furo no meio, onde ele irá atravessar a agulha no momento da perfuração.
Depois de fazer a perfuração, a joia é colocada e rosqueada, finalizando assim, o processo do furo.
Porém, depois da colocação do piercing, são necessários cuidados e higienização a fim de evitar inflamações e possíveis queloides.
Cuidados
Os cuidados são essenciais, para que qualquer piercing fique bonito, sem incômodos e irritações.
E o primeiro item a ser avaliado é o estabelecimento e o profissional que irá colocar o seu novo acessório.
Isso porque, além das condições de higiene é importante que o profissional saiba fazer a perfuração de maneira correta, uma vez que, ao perfurar em local inadequado, é possível haver maior sensibilidade, irritação e demora na cicatrização.
Ao saber disso, no momento de colocar o piercing, o profissional deverá posicionar a joia de maneira que seja possível escondê-la, isso deixará o acessório mais leve, durante o período de adaptação, além de não atrapalhar o lábio superior, ao ingerir alimentos ou abrir a boca.
E esconder o piercing é um dos grandes diferencias desse acessório, com isso não deixe esse item de lado e converse antes com seu profissional body piercing, a fim de conhecer melhor o seu trabalho e resultados.
Escolher a joia certa, também é fundamental uma vez que o tamanho, peso e material da peça, poderão influenciar no resultado final, a curto, médio e longo prazo.
Com isso, ao escolher a primeira joia no momento da perfuração, opte pelas mais leves, como por exemplo, os modelos de argolinha ou ferradura, que ajudarão na cicatrização e limpeza.
O material do piercing, também é importante, assim escolha por materiais como o aço inoxidável, titânio e ouro, com pelo menos 14 quilates, que evitarão possíveis alergias e irritações.
Como limpar
A limpeza e higienização são extremamente importantes, para que o resultado seja um piercing no septo, bonito e saudável.
Dessa forma, não descuide da limpeza e siga as seguintes recomendações:
- Lave as mãos com sabão e água abundante, antes de mexer no piercing ou na região do nariz;
- Ao lavar o rosto, aproveite e limpe a região do piercing com sabonete antibacteriano;
- No primeiro mês, após a perfuração, com o auxílio de um cotonete, limpe pelo menos 2 vezes ao dia com soro fisiológico e álcool 70%;
- Procure não mexer no piercing sem necessidade, uma vez que, isso pode causar irritação e inflamação no local;
- Evite muito atrito, água de piscinas e mar, por pelo menos 6 meses após a colocação;
- Não aperte a puxe o septo nos primeiros 7 dias, ou até perceber que o furo está cicatrizado.
Nos primeiros 3 dias, após a perfuração é comum sentir a área bem sensível, onde um simples toque ou mexer o nariz pode causar desconforto, porém isso é normal, assim, mantenha a limpeza rotineira e com isso, provavelmente após a primeira semana, essa sensação será amenizada.
Na primeira semana, também é comum sentir dor local, sensação quente, coceira e uma secreção. Esses sinais de irritação serão percebidos durante a adaptação do corpo ao novo adorno.
Mas caso persista e apresente sangramento ou pus, procure o profissional que colocou o piercing, para verificar se há algum sinal mais sério de inflamação.
Caso esteja com resfriado, gripe, renite ou sinusite, evite a perfuração até se curar do diagnóstico.
E se durante a cicatrização, você tenha um dos quadros citados acima, dobre a limpeza com o álcool 70% e tome cuidado ao coçar ou assoar o nariz.
E caso, perceba inflamação durante esse período, procure de imediato, o profissional que aplicou o piercing e também, se necessário, um médico para melhores cuidados e tratamentos.
Tempo de cicatrização
O tempo de cicatrização do piercing no septo irá depender do cuidado que você tem com seu novo acessório.
Mas pode variar entre 6 a 8 meses, dependendo também, do organismo de cada pessoa.
A dor e sensibilidade podem perdurar por mais ou menos 3 semanas e nesse período, você poderá sentir dificuldades para levantar a ponta do nariz, coçar, assoar e mexer a área nasal, contudo, depois desse tempo, você até esquecerá que possuí o piercing.
E para uma cicatrização mais rápida e eficaz são necessários cuidados com a alimentação, isso porque alguns alimentos com grande quantidade de gordura e açúcar, podem dificultar esse processo no nosso organismo e até intensificar inflamações.
Dessa forma, evite alimentos como:
- Café e bebidas com cafeína, como o chá mate;
- Bebida alcoólica;
- Chocolate;
- Frutos do mar, como camarão, lula, polvo, caranguejo, entre outros;
- Frituras em geral;
- Ovos e maionese;
- Amendoins, nozes e castanhas;
- Carne de porco e seus derivados como bacon e linguiça;
- Embutidos, como presunto, salsicha, mortadela e salame;
- Pimenta e condimentos fortes, como canela e gengibre.
Tomar pelo menos 2 litros de água diariamente, também é fundamental para o correto funcionamento do corpo, assim, não descuide da hidratação, a fim de que o organismo se recupere com mais rapidez e facilidade.
Fique atenta e não descuide do seu piercing, pois dessa maneira, você poderá mantê-lo por mais tempo, além de bonito e saudável.
Veja também: Tatuagens Delicadas
Piercing no septo falso
O piercing no septo falso é uma ótima opção para quem não tem muita certeza de fazer a perfuração, mas gostaria de testar um novo visual.
O piercing falso, geralmente é meia argolinha, que pode ser colocada no septo, com pressão, dando o aspecto de piercing de verdade.
Geralmente é encontrado em lojas de bijuteria, por um preço bem baixo e é perfeito para testar novos looks.
Assim, se não tiver muita certeza, compre o piecing fake e veja se irá adaptar-se com facilidade ao novo acessório.
Veja Também: Piercing no Umbigo e Piercing na Orelha para usar em 2024.
29 Fotos de Piercing no septo
E para ajudar na sua decisão, reunimos algumas fotos lindas e inspiradoras de modelos de piercing no septo, para você combinar ao seu estilo e completar seu look com muito bom gosto e personalidade.
Piercing no septo feminino
Os modelos mais comuns de piercings no septo são os de ferradura ou bolinha, argolinha e indiano, onde cada um tem sua característica e beleza.
O modelo de argola, bem como o de ferradura são os mais indicados para o momento da perfuração, devido ao peso, adaptação e cicatrização.
E mesmo sendo os mais comuns, impõe muita personalidade, autenticidade e estilo.
Os piercings de ferradura são de rosquear, o que requer cuidado e atenção na hora de higienizar, uma vez que, ao passar o cotonete, você pode desrosquear a bolinha, provocando a perda e a necessidade de adquirir uma nova joia.
Contudo, esse modelo é fácil e rápido de esconder, perfeito para ser usado no dia a dia e ocasiões, onde não será possível deixá-lo em evidência.
Os modelos de piercing no septo indianos, também são muito bonitos e os mais utilizados atualmente.
Existem diversos desenhos, cores e opções para você escolher, porém é importante lembrar que, para trocar a joia é necessário que o furo esteja cicatrizado e saudável, uma vez que, esse modelo é mais pesado do que os apresentados anteriormente.
Com isso, aguarde ao menos 6 meses para colocar a nova joia e não esqueça de optar por materiais antialérgicos, como citado mais acima, nesse post.
Piercing no septo masculino
O piercing no septo em homens é uma tendência e cada vez mais, eles estão utilizando acessórios e adornos que reflitam sua personalidade e estilo.
E pensando nisso, reunimos algumas fotos, para inspirar os meninos à aderirem ao piercing no septo com modernidade e autenticidade.
Como esconder o piercing no septo?
Esconder o piercing nos primeiros dias pode ser um pouco dolorido, devido a sensibilidade e cicatrização local.
Mas caso isso seja realmente necessário, devido a família, pressão social, ou ambiente de trabalho é importante fazê-lo de maneira correta e rápida, evitando irritação no local por mexer demasiadamente.
Com isso, selecionamos o vídeo da Stefany Gomes, que ensina como esconder o piercing no septo, de duas formas rápidas.
E depois de todas as nossas dicas de cuidado, higienização e tantas outras informações, decidiu por fazer o piercing no septo?
Deixe seu comentário e conte-nos!
Paula says
Alem do material, fique ligada tambem no aspecto da joia. No caso das argolas, de preferencia para as de tamanhos maiores, que nao terao muito contato e nem ficarao apertando a pele, deixando-a respirar. E nada de joias com pingentes antes da cicatrizacao! Eles podem pesar e danificar a regiao.