A moda é feita de ciclos. Isso significa que algumas tendências vem e vão, de tempos em tempos. Recentemente, mais um item do passado tem dado o que falar: o vestido de crochê.
Quer saber de onde ele veio, porque está em alta novamente e como incorporá-lo ao seu guarda-roupas? Continue lendo!
Índice
Vestido de Crochê
O crochê em si é cercado de mitos e até alguns preconceitos. A habilidade de crochetar, usando agulha e linha, costuma ser passada de geração para geração — por isso muita gente torce o nariz quando ouve falar de vestidos de crochê. Afinal, é coisa de vó, de climas muito frios e de mulheres das antigas. Certo? Errado!
O que conhecemos hoje como peças de roupa de crochê tem uma relação muito mais próxima com a moda dos anos 70 do que com as revistas de artesanato da vovó.
Pense em Woodstock, muitas cores, looks de verão ou de inverno, com sobreposições incríveis: é disso que estamos falando!
Antes de dominar os armários e as ruas, o crochê se destacou nas passarelas da moda internacional. Os desfiles de verão e primavera 2024trouxeram muitas versões da técnica: blusas, casacos, acessórios e até vestidos de crochê. Marcas consagradas, de Cloé até Louis Vuitton, aproveitaram a delicadeza artesanal dele para surpreender o público.
Agora, é possível juntar todas essas referências e transportá-las para o dia a dia. Seja qual for sua preferida, das cores vibrantes do movimento hippie ou da sofisticação da haute couture.
Confira Outros Assuntos:
Vestido de crochê longo
Tem muita gente que acredita que as roupas de crochê são mais adequadas para o inverno. Isso está longe de ser verdade. Eles se adaptam à uma série de ocasiões, das quais vamos falar por aqui.
Em primeiro lugar, queremos deixar claro: um vestido de crochê longo pode e deve fazer parte do seu closet!
Existem dois tipos de peça assim, à depender do seu gosto. Uma opção é investir no vestido longo para festas especiais, das quais falaremos mais tarde. Sim, o crochê pode ficar bastante elegante e formal, dependendo da modelagem escolhida,
Outra opção, é apostar nele como um must have cheio de charme para compor o look das viagens à praia ou tardes na piscina. O vestido de crochê longo pode ser feito com ponto aberto — ou seja, um desenho que contém muitos espaços entre sua trama. Dessa forma, se torna uma peça fresquinha ideal para uso em locais ensolarados.
Isso significa que ele pode embarcar com você com destino à resorts e as praias mais bacanas do nordeste, por exemplo. E, porque não, o Caribe? É só usar, por baixo, um dos seus biquinis preferidos. A combinação transforma o vestido instantaneamente em saída de praia longa. Só não esqueça do protetor solar, para não ficar marcada com o desenho do crochê, hein?
Vestido de crochê curto
Enquanto os vestidos longos caem bem tanto em um casamento, na praia, ou até em um casamento na praia, os modelos curtinhos servem para a cidade. Parece contraditório, mas é verdade!
Isso acontece principalmente porque essas peças costumam ser usadas com sobreposições. Portanto, é fácil você encontrar um vestido de crochê curto combinado à uma bata, mais ou menos do mesmo tamanho, e um shorts jeans.
A sobreposição do vestido com calças sequinhas, como leggings e jeans skinny, também são populares.
Muita gente até ousa usá-lo por cima de outros vestidos! O efeito visual criado é bastante interessante, principalmente quando a produção é monocromática. O uso do crochê por cima de uma peça com tecido liso traz uma textura bem-vinda ao visual.
É claro, não poderia faltar a opção de inverno: uma blusa de mangas compridas e gola alta faz par perfeito com o vestido de crochê curto. Além disso, você pode combiná-la com calças mais quentinhas e botas, ou uma combinação de saia e meia calça.
Vestido de crochê para festa
Ao falar de vestidos de crochê para festa, voltamos às referências das passarelas. Afinal, elas tem muito a nos ensinar sobre como fazer um vestido de crochê ficar chique!
Antes de qualquer coisa, as marcas assumem que o crochê tem uma cara artesanal mesmo. E não tem problema nenhum nisso. Mas elas vão além, fazendo combinações de modelagens, cores e outros tecidos que deixam o crochê mais moderninho.
Curtos para festa
Veja o vestido da Cloé, por exemplo. Ele traz elementos que combinam com uma festa de aniversário ou happy hour com as amigas! Em primeiro lugar, ele é curto e mais casual. Depois, as mangas longas tipo sino trazem um romantismo especial para a peça. A mudança de tom na trama, por sua vez, dá um toque atual para o estilo!
Procurando mais uma peça para sair com amigos ou até curtir uma balada? Vale-se inspirar na Louis Vuitton. o truque da marca foi usar um vestido de crochê curto e colorido, com um cinto fino. Por baixo, você pode apostar tanto em um outro vestidinho ou um camisetão branco, criando contraste.
Coloque um salto e, se estiver frio, um casaco de couro. Está pronta!
Longos para festa
Já a Ulla Johnsson, marca nova-iorquina, foi em uma direção completamente diferente. A estilista combinou três cores clássicas na mesma peça: vermelho, branco e preto. A modelagem também é bastante tradicional, com decote quadrado e saia em A, que se abre a partir da cintura.
Para trazer a elegância das passarelas, fizeram um ponto mais fechado e uma brincadeira de estampas e babados nos ombros. Assim, adaptaram o crochê para um contexto mais sofisticado.
Já o vestido de crochê da Altuzarra é a cara de um casamento na praia, no início da manhã ou fim da tarde. Ele traz duas grandes tendências da passarela, que são a assimetria e os recortes estratégicos, como nos ombros. Além disso, combina pontos abertos com outros bem fechadinhos. Todos esses são detalhes que você pode buscar em sua peça, a fim de deixar o artesanal mais contemporâneo.
Um vestido que não dá pra deixar de fora da lista é o da grife Oscar de La Renta. O modelo é todo preto. Isso causa um choque de estilos, já que o crochê costuma aparecer em tons neutros, mais leves ou românticos! Nas pontas, franjas fazem referência à moda folk dos anos 70 e 80.
Fotos
O segredo para adaptar o crochê para momentos festivos é esse: combinar as referências! Quando escolher cores neutras, combine com cintos ousados ou opte por uma peça com variação de tipos de ponto. Os coloridos, por sua vez, já são diferentes por si só — mas você ainda pode, é claro, apostar em modelagens únicas que tenham seu estilo próprio!
Vestido de crochê infantil
Um vestido de crochê infantil pode ser a peça de roupa mais graciosa do mundo. Por isso, ele está tão em alta quando o crochê em peça para adultos!
O único detalhe é que, quanto mais velha a criança, mais difícil é encontrar peças prontas, feitas com a técnica, em lojas. Já para bebês, o processo é mais fácil.
Os vestidos de crochê para crianças podem ter vários elementos lúdicos e divertidos: flores, muitas cores, e até a aplicação de bolsos em formatos diferentes.
Vestido de crochê para bebê
Como falamos, fazer um vestido de crochê para bebê ou encontrá-lo em lojas é bastante fácil! Isso porque esse tipo de peça é muito procurada, em suas verões mais tradicionais, por ter um charme infantil e delicado.
O vestido de crochê para bebê é uma ótima escolha de vestimenta para um batizado, por exemplo. A peça pode ser toda branco, e ainda ter aplicações por cima, como pequenas pérolas, que casam com a ocasião.
Os modelos cor de rosa também são muito populares para bebês. Nesse caso, aparecem muitas com detalhes como lacinhos ou flores.
Para o verão, dá para apostar em pontos diferentes de crochê, mais abertos. Cores claras e tons pasteis resultam em vestidos divertidos e charmosos para as menininhas. Tudo com muito conforto, já que o material é molinho!
Vestido de crochê com gráfico
Seu desejo é se aventurar no artesanato e fazer sua própria peça? Tudo bem! Sugerimos vários vestidos de crochê com grafico ou receita.
Não sabe o que é um gráfico de crochê? Ele é uma espécie de guia, como um mapa que você pode seguir para formar a peça final.
Porém, para fazer isso, você precisa primeiro aprender a interpretá-lo. É a partir do gráfico que você entende de uma maneira simples e bastante visual onde começar a fazer as carreiras de linha e como continuá-las até obter o resultado final desejado.
No vídeo abaixo, a Ju do canal JNY, ensina os primeiros passos para você aprender crochê.
Tudo o que você precisa para começar a aprender a crochetar é de uma agulha nº 2,5 mm e barbante para crochê nº 4.
Longo
Gostou do vídeo da Ju? Com um pouco de treino, logo você estará interpretando os gráficos para fazer seu próprio vestido de crochê passo a passo! Abaixo, separamos algumas sugestões para quando você já for expert nessa arte.
Vestido branco
Para fazer esse vestido branco, você precisará de:
- Novelo de fio 100% algodão mercerizado na cor natural;
- Agulha para crochê, 2,5mm, e outra para costura, de 12 mm;
- Agulha para tapeçaria;
- 1 retrós Maxxi retrós na cor natural;
- Tecido para o forro;
- Papel vegetal;
- Lápis;
- Tesoura.
Vestido de listras marsala
Que tal um modelo listrado, marsala e marrom? A combinação mais sóbria faz desse vestido uma boa opção para eventos noturnos. Você pode combiná-lo com um brinco máxi para uma produção glamourosa, por exemplo.
A lista de materiais desse vestido de crochê longo é:
- 2 novelos de fio 100% algodão mercerizado cor bordô;
- 3 novelos de fio 100% algodão mercerizado cor tabaco;
- Agulha para crochê nº 1,75mm.
Curto
Prefere um modelo curto? O vestido de crochê abaixo vai bem com tudo, e traz a tendência da mistura de pontos abertos e fechados que já mencionamos. Além disso, é possível usá-lo em diversas ocasiões. Na praia, com um maiô ou biquíni, ou até em uma festa, acompanhado de um vestido mais fino por baixo. Que tal?
Os materiais necessários são:
- 4 novelos da cor amêndoas;
- Agulha para crochê nº 1,75mm;
- Papel vegetal;
- Lápis;
- Tesoura.
Infantil com gráfico
Este vestido possui várias camadas coloridas em degradê. A sugestão da receita é fazê-lo em tons avermelhados, chegando até o rosa, mas você pode optar pelas cores preferidas da criança.
Sua execução só precisa de uma agulha de crochê nº 1,75 mm e cinco novelos de fio 100% algodão mercerizado, sendo um branco e o restante das nuances escolhidas para as faixas coloridas. Ele veste uma criança de 8 anos.
Para bebê com gráfico
Quer presentear uma nova mamãe e seu bebê, ou fazer um vestido para sua própria filha? Aposte nesse modelo branco com detalhes em rosa, superfácil e delicado!
Primeiramente, você vai precisar de:
- Novelo de fo 100% algodão mercerizado, com 1000m, cor branca;
- Meada Círculo Renda Tricô Amor Perfeito cor 251 (branco);
- Novelo 100% viscose em tom rosa mesclado;
- Agulha para crochê nº 1,25;
- 50cm de fita de cetim rosa com 0,5 cm;
- 3 botões branco com 1 cm de diâmetro;
- 1 pérola.
Gostou? Então conta para a gente: qual é o seu estilo de vestido de crochê preferido?
Solange says
Amei e gostaria de ver mais os gráficos dos vestidos longos